Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 12 de agosto de 2020

Baga Friends

Criado para divulgar a uva típica da Bairrada, o grupo reúne nomes como Luís Pato, Mário Sérgio Nuno (Bágeiras) e Dirk Niepoort

Participei de um zoom, promovido pela Pandora Experiência de Vinhos (da minha amiga Fernanda Fonseca), que reuniu quatro dos produtores que fazem parte do “Baga Friends”, grupo criado para divulgar a Baga, uva tinta típica da Bairrada.

Luís Pato, Mário Sérgio Alves Nuno (Quinta das Bágeiras), Paulo Sousa (Sidónio de Sousa) e Dirk Niepoort falaram sobre a região e seus vinhos únicos, principalmente os tintos produzidos com a Baga (esta uva é usada em espumantes também). O grupo, que inclui outros produtores, faz um vinho com o rótulo Baga Friends, que infelizmente não chega ao Brasil.

Para o produtor Dirk Niepoort, famoso pela tradição de família em vinhos do Porto e pela produção de vinhos tranquilos no Douro, a Bairrada está entre os melhores terroirs de Portugal. Foi sua paixão pela Baga que o levou a produzir vinhos também nessa região.

Os vinhos de Baga têm como característica a acidez vibrante, que se traduz em frescor, e a estrutura (dada pelos taninos), o que faz com que sejam muito longevos. De fato, você vai gostar mais de um Baga que tenha alguns anos de vida. Um dia desses, tomei um Quinta das Bágeiras Garrafeira 2004, que estava espetacular.

Visitei a região há alguns anos e fiquei encantada com os vinhos e a gastronomia (o leitão da Bairrada é o mais famoso, mas é apenas uma das delícias locais). Além dos tintos, recomendo os espumantes e os brancos, que são sensacionais.

A foto que abre o post é de um vinhedo centenário da Quinta das Bágeiras, que já visitei. As vinhas velhas, além de trazerem história em suas formas retorcidas, têm rendimentos muito baixos, com uvas de grande concentração, que refletem na qualidade dos vinhos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *