Segundo o chef Carlos Ribeiro, em João Pessoa, na Paraíba, tem-se por hábito tomar sopas e caldos: de peixe, de mocotó, de legumes, de camarão e de feijão, em especial nas barracas de praia. “Existem também as soparias e algumas permanecem até hoje, em especial nas feiras livres e mercados ou mesmo nas ruas. O meu avô paterno, Carlos Barromeu, tinha três estabelecimentos no ramo da alimentação, entre eles a soparia Lavousier, um lugar popular onde tudo se transformava em sopa”, comenta.
A sopa que abre o post é a Cabeça de Galo, feita com frango, que é considerada revigorante e usada em casos de convalescência ou ressaca, no pós-Carnaval e nas festas de São João, que estão chegando.
Sopa Cabeça de Galo
Serve 6 pessoas
Ingredientes
- 2 litro(s) de água
- 1 cebola picada
- 2 tomates picados
- 1/2 pimentão verde picado
- 3 colheres (sopa) de coentro fresco picado
- 3 dentes de alho picados
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (chá) de colorau
- 2 peitos de frango ou coxa e sobrecoxa
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 10 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina
1. Em uma panela grande, coloque o azeite e a manteiga. Junte a carne de frango com os ossos e refogue por uns 10 minutos. Em seguida, coloque o sal e a pimenta-do-reino, a cebola, o alho, o tomate, o colorau e o pimentão e adicione a água fria. Tampe a panela, deixe ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 30 minutos. Em seguida, retire os ossos e descarte.
2. Retire umas duas conchas do caldo e quebre os ovos nesse caldo quente, mexendo com um garfo para que os ovos sejam diluídos (reserve).
3. Em outro recipiente, coloque a farinha de mandioca e, aos poucos, vá colocando água fria, misturando com um garfo para não empelotar.
4. Adicione a farinha, previamente misturada, ao caldo da panela e misture bem. Em seguida, junte os ovos, que também foram previamente misturados, e, por último, coloque o coentro. Deixe cozinhar por mais 10 minutos em fogo baixo. A consistência é de um caldo grosso.
Outra sopa deliciosa e perfeita para esta época do ano vem da Toscana: a Ribollita, que é preparada com feijão branco, legumes, verduras e pão amanhecido. Fiz a receita, depois de bastante pesquisa, e foi um sucesso. Sugiro que você dê uma olhada no post Sopa Toscana e prepare também.
Fotos: Tadeu Brunelli (Cabeça de Galo); Solange Souza (Ribollita)
Deixe um comentário