Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasGastronomia • 12 de setembro de 2017

    Queijos mineiros

    Provei duas iguarias de Minas, o queijo Senzala, de Sacramento, premiado na França, e um Canastra de Medeiros. Deliciosos!

    Em minha recente passagem por Belo Horizonte, visitei o Mercado do Cruzeiro (adoro!) e passei na loja do Cássio Avelino, Néctar do Cerrado. Gosto de ir lá para descobrir as novidades, principalmente entre os queijos maturados.

    Desta vez, encontrei o o queijo Senzala, de Sacramento, microrregião de Araxá, produzido por Joel e Marli Leite. Esse queijo, maturado por 30 dias, ficou famoso por ter recebido o prêmio Super Ouro no Salão Mundial de Queijo, em Tours, França, que teve a participação de mais de 700 produtores, de 20 países. O queijo é uma delícia e super cremoso.

    Outra surpresa foi o queijo Canastra LH (iniciais dos produtores Luciano e Helena Carvalho Machado), de Medeiros, que achei melhor ainda, pela delicadeza. Também bastante cremoso, é maturado por 45 dias.

    São produtos artesanais, feitos de leite cru de grande qualidade, que ganham muito com a maturação. A casca enrugada (recomendo tirar do pedaço que for consumir) é resultado desse processo.

    Dica importante: retire os queijos (qualquer que sejam) meia hora antes da geladeira para que fiquem com textura e sabor mais agradáveis.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *