Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasGastronomia • 1 de abril de 2025

    Queijos de Colher

    Com sabor diferenciado e muita cremosidade, os queijos para comer de colher estão sempre na minha lista de compras. Confira!

    Talvez inspirados no famoso queijo português Serra da Estrela, produzido no Dão com leite de ovelha, os queijos desta seleção são feitos com leite de vaca em diferentes estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Em comum, a cremosidade e a apresentação – os queijos são envoltos de uma maneira a manter sua forma arredondada e você retira a parte de cima para atingir seu interior.

    O que abre este post é o Morro Azul, queijo premiadíssimo produzido em Pomerode (SC), pela Vermont (eles produzem outros queijos maravilhosos, como o Vale do Testo). Muito cremoso, de sabor delicado, é um queijo de leite de vaca com mofo branco, envolto em uma faixa de madeira que mantém sua estrutura e agrega alguns aromas. O processo de maturação leva 30 dias e faz com que ele não tenha lactose depois de pronto. É o meu favorito.

    O Queijo do Jordão é produzido com leite de vaca Jersey, em Pindamonhangaba (SP), e foi desenvolvido por Manuel Barroso especialmente para a cidade de Campos do Jordão. O tempo de maturação é de dois meses. Sua textura é mais densa, comparada com o Morro Azul, e seu sabor é bastante agradável. 

    Produzido com leite de vaca cru no Cerrado Mineiro, o Queijo Bello é maturado por 4 a 5 semanas por João Bello, de Belo Horizonte (MG), de quem ganha o nome. Seu aroma é intenso (é bom avisar para os que têm preconceito) e o sabor, incrível. Um pouco mais firme que os anteriores.

    O Serra da Estrela, que tem denominação de origem protegida e provavelmente inspirou a produção dos citados acima, é produzido com leite de ovelha na Serra da Estrela, no Dão, Portugal. Seu sabor é levemente ácido, daqueles que fazem salivar, e sua textura é bem cremosa. Um queijo maravilhoso.

    É importante deixar o queijo fora da geladeira por pelo menos 30-40 minutos antes de servir, para aproveitar sua textura e seu sabor

     

    Fotos: com exceção do Queijo Bello, as demais foram reproduzidas do Instagram e do site dos produtores.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *