Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 15 de junho de 2021

Queijos brasileiros

Dois queijos surpreendentes: gorgonzola da Serra das Antas, de Minas Gerais, e Vermont Vale do Testo, de Santa Catarina

A produção de queijos no Brasil melhora a cada dia, tanto em qualidade quanto em variedade. Sempre que posso, experimento queijos diferentes e adoro encontrar o melhor vinho para combinar. No último fim de semana, meu marido e eu compramos dois deles no Roça Capital, de Belo Horizonte: o gorgonzola de colher, da Serra das Antas, e o Vermont Vale do Testo, da Pomerode Alimentos

Produzido em Bueno Brandão, o gorgonzola da Serra das Antas é delicado e cremoso, com ótimo equilíbrio de sal. É perfeito para aperitivos, acompanhado de pão ou torradas, mas pode ser usado em receitas, como massas. Ficou delicioso com um Riesling que trazia um leve dulçor.

Pelo fato de ser um queijo de origem protegida (Itália), no Brasil vem com a palavra tipo antes do nome gorgonzola. Na minha opinião, os produtores deveriam encontrar um nome específico já que “tipo” pode dar uma ideia errada do produto. 


O Vale do Testo, da Vermont (já falei sobre os queijos deles aqui e você pode conferir no link), é um queijo semi duro de casca lavada, que presta homenagem ao vale que corta a cidade de Pomerode, em Santa Catarina, onde fica a fábrica. Levemente adocicado, traz algumas granulações, como em um bom parmesão. Uma delícia de queijo, que ficou perfeito com um Porto Tawny. 

Antes de servir um queijo, deixe-o fora da geladeira por cerca de uma hora para que adquira uma textura gostosa


2 respostas para “Queijos brasileiros”

  1. Comprei ontem, na Ilhabela, loja Mantiqueira, este gorgonzola da matéria! Delicioso! Muito bom mesmo….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *