Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 21 de julho de 2021

Primitivo São Paulo

A Primitivo oferece uma bela seleção de queijos brasileiros e vinhos diferenciados, entre outras delícias de pequena produção

A primeira vez que ouvi falar da Primitivo foi em um piquenique que fizemos com alguns amigos, quando minha amiga Analu Torres levou alguns queijos que adoramos. Na semana passada, finalmente fui até a loja, que fica na rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, onde tem vários lugares legais para comer.

Quem comanda a Primitivo é o casal Eduardo Borges e Rita Brandão, que deixou a cidade de Porto Alegre, em setembro do ano passado, para abrir este espaço em São Paulo. Os dois tinham uma história de sucesso na capital gaúcha, com a Borges, loja que vendia queijos artesanais e vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Encontraram o local e o transformaram em um espaço muito aconchegante, onde você pode comer ou comprar e levar para casa. Eduardo e Rita fazem tudo sozinhos e são verdadeiros caçadores de iguarias de produção artesanal, como o pão Tartaruga, o pão sueco divino que eles servem com os queijos, além de compotas e geleias, que acompanham as comidinhas, entre outros itens.

Na prateleira, vinhos muito diferentes do que a gente costuma encontrar

Meu marido escolheu um vinho do Jura e o Eduardo preparou a seleção de queijos, que seria mais adequada para o vinho. Entre eles, o meu favorito foi o Marmoratto, um queijo de leite de vaca maturado com urucum e cachaça do interior paulista. 

Marmoratto, queijo de leite de vaca do interior paulista, maturado com urucum e cachaça 

Na vitrine, logo na entrada, estão dispostos queijos de diferentes estilos, muitos de Minas e do interior de São Paulo, além de outras regiões do país. Saímos de lá com mais queijos para provar em casa, entre os quais o delicioso Piazinho, da Serra do Japi, além do pão sueco e do Tartaruga. Recomendo muito a visita!

Primitivo São Paulo
Rua Ferreira de Araújo, 435 – Pinheiros
(11) 93289-7348
Instagram: @primitivosaopaulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *