Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasGastronomia • 14 de julho de 2023

    Vinho & Comida

    Fondue de queijo, massas, risotos, costelinha com canjiquinha, uma seleção de pratos e vinhos para os dias mais frios. Aproveite!

    Quando a temperatura cai um pouco, já fico sonhando com pratos mais substanciosos, suculentos ou com uma noite de fondue e vinho. No decorrer destes anos todos, dei muitas receitas que costumo preparar em casa. Neste post, reuni algumas delas, com sugestões de vinhos. Para conferir a receita completa, basta clicar nos links.

    Massas
    Com molhos de tomate
    Quando a massa combina um ragu de carne ou de linguiça com molho de tomate, como este Penne com Linguiça, minha sugestão é um Chianti (há rótulos no mercado com bom preço e qualidade). Outra opção seria um Rosso di Montepulciano ou um Barbera.

    Com molhos cremosos
    Pratos como o Espaguete à Carbonara ou o Cacio & Pepe podem ser acompanhados com vinhos brancos mais “gordinhos”, como um Soave, vinho branco do Vêneto feito com a uva Garganega (apesar do nome, não é nada suave), ou um Chardonnay levemente amadeirado.

    Risotos
    Um prato que adoro fazer seja no inverno ou no verão. Nos dias mais frios, escolho ingredientes como funghi secchi e parmesão ou a incrível combinação do Risoto com de Linguiça e Erva-doce.

    Aqui, a linguiça vai antes ao forno com cebolas e gomos de erva-doce para depois entrar no risoto (uso caldo de legumes para cozinhar o arroz). Para finalizar, adiciono alguns pedacinhos dos talos mais finos da erva-doce, que dão uma crocância deliciosa ao prato. Para acompanhar, Rosso di Montalcino, Côtes du Rhône Rouge ou Bordeaux.

    Costelinha com canjiquinha
    Este prato da cozinha mineira é a cara do inverno. Basta bater um ventinho mais fresco para eu ficar sonhando com esta preparação, que vai bem tanto com um branco quanto com um tinto.

    Como a carne de porco é delicada, um branco com boa estrutura e frescor cai muito bem (um bom branco da Bairrada, Portugal, por exemplo). No caso do tinto, o melhor é optar pelos mais frutados e menos tânicos, como um Tempranillo

    Fondue de queijo
    Os suíços costumam acompanhar fondue de queijo com vinhos de Chasselas, uva branca originária do país. Recentemente, provei fondue de queijo com o Zusslin Wolfhag Chasselas, da Alsácia (importado pela Premium Wines) e a combinação ficou divina.

    Outras sugestões de brancos são um Albariño da Espanha ou do Uruguai ou um Encruzado, do Dão, Portugal. Um Chardonnay mais fresco da Argentina também vai ficar bem gostoso.

    Sopas
    Combinar sopa com vinho não é fácil. A melhor combinação e a mais clássica é com o Jerez, o famoso fortificado espanhol. Na versão seca (que representa mais de 90% da produção), o Jerez é elaborado com a uva branca Palomino. Os estilos mais fáceis de se encontrar no Brasil são o Fino e o Manzanilla.

    Para este Creme de Mandioquinha, que ganha um toque de sofisticação com o lagostim grelhado (você pode fazer com cavaquinha também), um Jerez mais rico, como o Amontillado, é uma ótima opção.

    Fotos do fondue: klara-avsenik-ba7617qjMmo-unsplash, as demais são minhas (Solange Souza)


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *