Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 7 de fevereiro de 2019

Pan con Tomate

Muito típico na Espanha, o pão com tomate é servido em todas as refeições, até no café da manhã! Quer aprender como se faz?

Já conhecia o Pan con Tomate de outras passagens pela Espanha, mas nunca tinha recebido à mesa um cestinho com os pães tostados, dentes de alho com a casca e tomates inteiros. Foi num almoço com a Carol, minha filha, num restaurante que parecia mais frequentado por locais, o Vía Granados, em Barcelona. Achei um charme! Descasquei o alho e esfreguei no pão. Cortei o tomate ao meio e esfreguei no pão. Depois, coloquei um pouco de azeite de oliva e flor de sal.

Minha filha, que nunca tinha comido, adorou. Seguimos pedindo o pão com tomate como entradinha nas nossas refeições. Muitas vezes, coloca-se por cima desse pão assim preparado uma fatia de jamón ibérico. Fica dos deuses!

Nos hotéis em que ficamos hospedadas em Barcelona, Valência e Madri, os bufês de café da manhã ofereciam o tomate já prontinho (o miolo “ralado” e colocado numa tigela) para ser passado nas fatias de pão tostadas. Eu acabei aderindo, para espanto da Carol.

Em São Paulo, o restaurante Tanit fazia um Pan con Tomate delicioso, servido com fatias de jamón serrano, mas esta entrada tinha saído do cardápio na última vez que estive lá. Uma pena, porque era muito bom.

Agora que você sabe como fazer, é só escolher um pão branco de casca grossa, como o italiano ou a ciabatta, tomates maduros e firmes, para ficar vem vermelhinho, e preparar o seu Pan con Tomate. Um bom azeite de oliva e flor de sal completam a receita.


0 Comentários

Deixe o seu comentário!