Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 20 de agosto de 2021

Paca Polaca

Da cozinha de inspiração judaica polonesa do Paca Polaca, tortas, geleias e outras delícias, como a Borsch, sopa de beterraba

Decidi preparar um almoço diferente, com alguns pratos da Paca Polaca, uma loja que é formada principalmente por uma espaçosa cozinha, de onde saem preparações da cozinha judaica polonesa, além de tortas, geleias e outras delícias variadas. De entrada, servi a Borsch, sopa de beterraba feita com cenoura, salsão, cogumelo seco, alho-poró, temperos e ervas, muito tradicional no Leste Europeu.  A sopa vem congelada e você tira do freezer na hora de servir, aquece numa panela, coloca em uma louça bonita e pronto. Muito saborosa, pode ser servida com um pouco de creme azedo, o que dá um contraste lindo de cores.
 
 
Como prato principal, a excelente Varenike de batata com cebola caramelizada. No pacote tem todas as instruções, mas é só cozinhar em água fervente com sal por 5 minutos e depois passar numa frigideira, onde você já deve ter aquecido a cebola caramelizada, que vem junto com a massinha delicada e muito gostosa. Minha filha adorou o prato, que não conhecia, e o fato de a gente ter este almoço temático.
 
 
Para completar, a Babka de goiabada (tem de canela e de chocolate também) feita pelo confeiteiro do Café do Centro da Terra (do espaço cultural de mesmo nome), que acompanhou muito bem nosso cafezinho. A sugestão é para aquecer antes de servir.
 
Antes de conhecer loja, eu tinha provado a geleia de uvaia da Paca Polaca (tem outros sabores), que achei ótima para acompanhar queijos e charcutaria. Infelizmente não tinha na minha visita.
 
Se você mora em São Paulo e quer sair da rotina, dê uma passada na Paca Polaca, que fica em Pinheiros (mais uma das minhas descobertas nesse bairro). Tem bastante coisa legal, não só de produção própria, e eles têm delivery.
 
Paca Polaca
Rua Amália de Noronha, 339
(11) 3060-8228

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *