Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 3 de junho de 2021

Receitas de Ler

Selecionei três livros clássicos, que além de receitas trazem boas histórias. Para todos os que amam comer e falar de comida!

Não são lançamentos (aliás, longe disso), mas são livros muito inspiradores para quem, como eu, ama comer e cozinhar. Um deles, acaba de chegar à minha estante, presente do meu marido. Cozinha Clássica – A história das receitas mais famosas da história, de Silvio Lancellotti (L&PM Editores), é um livro denso, que traz explicações excelentes para pratos clássicos, que podem estar relacionadas ao nome ou à forma de preparo.

Cozinha Clássica – A história das receitas mais famosas da história é um ótimo livro de consultas ou para abrir aleatoriamente e fazer descobertas interessantes.  Foi reimpresso em 2019 e ganhou formato e capa atualizados. R$ 31,00 na Amazon

Patricia Wells – Minhas Receitas da Provence (Ediouro) traz receitas criadas pela autora americana, que vive na França. Preparadas sua casa da Provence, as receitas são apresentadas com um texto delicioso, descrevendo ingredientes (muitos deles cultivados por ela), com um estilo de cozinha que eu amo, que inclui muitos legumes e verduras frescas. Uma viagem pelos sabores e aromas da região. A edição original em inglês é de 1996 e a que tenho, em português, é de 1998. Acredito que você só vá encontrar este livro em sebos. Minha sugestão é o site Estante Virtual.

O livro A Cozinheira e o Guloso, de Mazzô França Pinto e Thomaz Souto Corrêa (Bei Editora), foi lançado em 2008. Ganhei da Mazzô, quando fiz uma matéria com ela para a Robb Report Gourmet. As receitas dela são ótimas e executáveis, combinadas com os textos deliciosos do jornalista Thomaz Souto Corrêa. Em muitas das situações relatadas por ele, meu marido e eu nos identificamos demais. Quantas vezes estamos tomando café da manhã e falando do almoço e do jantar. Gostamos de comida de verdade e somos gulosos, ainda bem!  R$ 21,00 na Amazon


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *