Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasGastronomia • 25 de abril de 2018

    Brasil a Gosto

    Criado pela chef Ana Luiza Trajano, o Instituto Brasil a Gosto está de casa nova e muitas propostas para valorizar a cozinha brasileira

    Primeiro foi o restaurante Brasil a Gosto, aberto em janeiro de 2006, que fez sucesso durante muitos anos. Eu estava lá na inauguração e por várias vezes me deliciei com os pratos criados pela chef Ana Luiza Trajano. Pesquisadora incansável da cozinha brasileira, ela percebeu que para fazer tudo o que gostaria – dar aulas, viajar pelo Brasil, publicar livros – não era possível seguir com o restaurante.

    Depois de dois anos da criação do Instituto Brasil a Gosto, a chef anunciou esta semana que está de casa nova e com muitos projetos para valorizar e difundir a cozinha brasileira. Acho louvável a iniciativa em um país que pouco valoriza sua cultura, incluindo a gastronômica.

    Uma das novidades do Brasil a Gosto são os cursos livres na sede do Instituto, na FMU (parceira do Instituto) da Liberdade. O primeiro módulo terá como tema os Queijos Brasileiros e será conduzido pelo mestre queijeiro Bruno Cabral, nos dias 2, 7 e 10 de maio, quando os alunos poderão provar diferentes queijos acompanhados por vários tipos de mel de abelhas nativas, apresentados por Eugênio Basile, da MBee. Outros cursos já estão programados: Pães de Fermentação Natural, com Luiz Américo Camargo;  Kombucha, Refrigerantes Naturais e Conservas, com a Companhia dos Fermentados; e Bebidas Brasileiras (cachaças, cervejas, vinhos, drinques e garrafadas). Os módulos (um ou mais) podem ser comprados pelo FoodPass.

    A parte de divulgação da cozinha brasileira, feita inicialmente com os livros Básico – Enciclopédia de Receitas do Brasil, Misture a Gosto, Cardápios do Brasil e Brasil a Gosto, ganha reforço com a plataforma digital. Já está no ar o site Brasil a Gosto em português e em inglês, onde você pode acompanhar os projetos da chef, eventos, cursos, receitas… e até fazer doações à instituição. Além de Facebook e Instagram que foram reformulados, entra no ar o canal do YouTube, com receitas brasileiríssimas.

    O Instituto tem ainda uma parceria com o Pão de Açúcar, com a linha Caras do Brasil, que pode ser encontrada em 80 lojas da rede de supermercados. São artigos de pequenos e médios produtores comprometidos que adotam a produção sustentável, com curadoria do Brasil a Gosto. 

    Que venham mais novidades!


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *