Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 16 de novembro de 2020

Fora da Rota

Alex Atala cozinha com Nasrin, do Amigo do Rei, uma das finalistas do Fora da Rota da Stella Artois. Provei e conto aqui!

Foi um programa delicioso. Flora Bender, amiga de longa data, propôs um almoço na casa dela com os pratos do Amigo do Rei, que ela tinha visto no reality gastronômico da Stella Artois, apresentado pelo chef Alex Atala, o Fora da Rota. São vários vídeos incríveis de descobertas de restaurantes fora do circuito convencional da cidade de São Paulo, que podem ser assistidos no YouTube, como este que traz Itália e Pérsia.

O Amigo do Rei tem seu nome inspirado no poema de Manuel Bandeira, Vou me embora pra Pasárgada (…lá sou amigo do rei). Nasrin, a cozinheira iraniana auxiliada pelo marido e pela filha (tudo isso você pode ver no vídeo), prepara pratos da cozinha persa, com sabores deliciosos, enriquecidos pelas especiarias, numa comida que é bem caseira.

Além de mandar as comidinhas super bem preparadas e embaladas com capricho, Nasrin enviou mensagens de voz com as instruções de como servir, o que aquecer e por quanto tempo, embora as embalagens informem tudo. Um amor!

O ponto alto do nosso almoço foi a Sopa de romã, que embora não seja fotogênica é maravilhosa! Combina arroz, carne moída, lentilha, verduras e condimentos, além de extrato de romã. Começamos com ela, servida quente.


O Kotlet, bolinhos de carne com batata e ovos, tem sabor delicado e ficou muito bom na companhia do iogurte condimentado. Deveríamos ter começado com estes bolinhos, porque a sopa de romã, de sabor intenso, apagou um pouco o prato (pensando neles agora, quando escrevo, fico com água na boca!).

Um sabor surpreendente foi o do Fessenjan: um generoso molho de romã e nozes com esferas de carne (parecidas com almôndegas). A gente não espera dulçor em um prato com carne! Servido com um arroz bem gostoso e um molho de iogurte, que é para dar uma quebrada no lado adocicado, é para paladares iniciados ou abertos a experimentações.

Mirza Ghassemi traz uma combinação de berinjelas, com notas defumadas, tomate, alho e especiarias. Gostamos bastante desta preparação também. 

Para terminar, este lindo e delicioso bolo de pistache, super caprichado no ingrediente principal. Não muito doce, ideal para o meu paladar.

O vinho do nosso almoço foi este belo Borgonha (Premium Wines)

O Amigo do Rei ficou entre os finalistas do Fora da Rota Stella Artois e a vencedora foi a Casa de Ieda, da chef Ieda Matos, que já estava na minha lista há algum tempo. Assim que provar os pratos da Ieda, compartilho com vocês.


2 respostas para “Fora da Rota Stella Artois”

  1. Flora Bender disse:

    Adorei! A comida persa é sensacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *