Com as comidas mais calóricas e o aumento do consumo do álcool, muita gente começa a pensar nos efeitos do pós-festas. Segundo a nutricionista Sophie Deram, não adianta fazer jejum antes ou pular refeições e até mesmo exagerar nas atividades físicas. “Ao adotar medidas compensatórias, acabamos restringindo a alimentação. E já sabemos que restringir gera mais apetite e maior desejo por alimentos, seja durante ou após as comemorações…”, explica Sophie. Veja a seguir, algumas de suas dicas para esta época do ano:
1-Escute o seu corpo
Em vez de privação de alimentos e dietas restritivas, ouça seu corpo. Ele comunica quando está com fome, quando atingiu a saciedade, quando está precisando de nutrientes e combustível e quando precisa descansar. É importante estar atento a isso e respeitar vontades.
2- Volte à sua rotina habitual
As festas de fim de ano fazem parte de um período atípico do ano, após a celebração a dica é voltar à rotina, com horários regulares para se alimentar e consumindo preferencialmente comida fresca e caseira.
3- Aprenda a lidar com os excessos
Sabendo que as comemorações se aproximam, não coma menos nos dias anteriores com o intuito de se esbaldar e posteriormente restringir a alimentação novamente. “É importante estar bem nutrido antes e após essas comemorações. E ao longo das festas o melhor a se fazer é aproveitar, comendo até atingir a saciedade e beber com moderação”, reforça Sophie.
4- Beba bastante água
É importante hidratar-se e repor os líquidos perdidos nas festas. Portanto, consuma bebidas de que gosta, dando preferência à água.
5- Coma com prazer e sem culpa
“Lembre-se que não existem alimentos bons e ruins. Não é a rabanada no Natal que irá fazer você engordar. Por isso, deixe as neuras de lado e saboreie os alimentos. Você vai ver que assim fica mais fácil comer com moderação”, conclui.
Sobre Sophie Deram
Ph.D, doutora pela USP, é engenheira agrônoma, nutricionista, pesquisadora em comportamento alimentar, influenciadora, palestrante e autora dos livros best-sellers “O peso das dietas” e “Os 7 pilares da saúde alimentar“. Seu lema é ajudar as pessoas a fazerem as pazes com a comida e o corpo.
Sua abordagem é uma alimentação equilibrada, sem dieta restritiva. Alguns de seus motes: “comer melhor e não menos”, “dieta engorda” e “pode comer de tudo, mas não tudo”.
Conheci Sophie Deram recentemente, durante o evento France Excellence (um dos bons momentos deste ano). Adorei o estilo dela, que tem muito a ver com a forma como eu me alimento. Nunca fiz dieta, como muito bem, de maneira saudável (na maioria das vezes) e tomo vinho com frequência. Para manter a forma, faço natação, ginástica funcional e caminhadas. Assim, não preciso abrir mão das boas coisas da vida.
Boas festas a todos!
Deixe um comentário