Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 12 de fevereiro de 2019

Curso Objetivo Chef

Para anunciar seu curso anual, a Escola Wilma Kövesi promoveu uma aula deliciosa sobre Arroz, com toda a equipe de professores

O tema da aula para jornalistas e blogueiros foi Arroz pelo Mundo, com direito a colocar a mão na massa. Toda a equipe de professores estava presente: os chefs Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli, Joez Ruiz e Marina Hernandez, além da Betty Kövesi, que comanda a escola. A estrutura da sala é muito legal e ter aula com essa equipe é um privilégio. Para mim, mais ainda, porque são profissionais que conheço há anos, que se tornaram meus amigos. Já fizemos muitas matérias juntos para as revistas onde trabalhei.

O arroz foi escolhido como tema pela sua importância e abrangência em termos mundiais. Na aula completa, são abordados vários tipos de arroz e técnicas. Aprendi coisas interessantes e vou compartilhar algumas delas com vocês.

Arroz Pilaf – não é um tipo de arroz e sim uma técnica, originada na Pérsia e na Turquia. É o método pelo qual fazemos o nosso arroz branco, em que todo o líquido é absorvido. O chef Carlos Siffert preparou o arroz basmati, muito consumido na Índia, usando um caldo de aves.

Arroz vermelho – foi trazido pelos portugueses para o Nordeste e até hoje tem muita importância nessa região, principalmente na Paraíba. A receita preparada com esse arroz foi uma salada, que incluía carne seca dessalgada e cozida num caldo aromático, além de outros ingredientes, como palmito fresco e romã. Eu adorei!

Arroz para risoto – o arbóreo é o mais simples de todos, o carnaroli é o mais gourmet, enquanto o vialone nano é um intermediário, como foi explicado durante a aula. Preste atenção quando for preparar seu próximo risoto!

Arroz chaufa – é um arroz frito, típico do Peru, que combina algumas coisas da cozinha chinesa. O arroz escolhido foi o jasmine, preparado na wok depois de cozido, combinado com diferentes ingredientes e temperos. Esta receita é ideal para usar a criatividade, mas é importante manter o equilíbrio de ingredientes, como a gente viu na prática.

Sobre o Curso Objetivo Chef
A escola foi fundada há 37 anos, por Wilma Kövesi, mãe de Betty, e é uma referência. Falei sobre esse assunto recentemente, no post Wilma Kövesi.

O Curso Objetivo Chef foi lançado em 2004 e foi pioneiro nesse formato, como contou Betty, na abertura do evento. São 71 aulas, duas vezes por semana, e a escola oferece de três a quatro turmas por ano. Além do corpo docente de peso, são convidados chefs renomados que ensinam técnicas e conceitos da cozinha.

O material didático usado é o livro 400 g – Técnicas de Cozinha (Companhia Editora Nacional), que deverá ter uma nova edição em breve. Eu tenho a primeira edição, de 2007, e recomendo!

Para ver a programação completa do Curso Objetivo Chef, custos e outros detalhes, confira no site da Escola Wilma Kövesi. O início das turmas acontece a partir de 18 de fevereiro.

Na foto: Marina Hernandez, Carlos Siffert, Carole Crema, Joez Ruiz e Betty Kövesi.

 

 

 

 


1 Comentário

  1. Betty Kövesi disse:

    A do rei o post.
    Obrigadaaa aa,
    Bjbjbj
    Betty

Deixe o seu comentário!