Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 28 de junho de 2022

Curso de Azeite

Curso de sommelier de azeite, promovido pelo instituto italiano IRVEA, uma nova profissão para o crescente mercado brasileiro

O crescimento da produção nacional de azeites de qualidade cria uma nova oportunidade de trabalho: o sommelier de azeites. A boa novidade é que este curso agora pode ser feito no Brasil, ministrado pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari (IRVEA). Criado em 2001 por Mauro Martelossi, o IRVEA promove a cultura da gastronomia e do vinho em restaurantes, escolas, eventos, cursos e competições dentro e fora da Itália. Confira os cursos, que têm programação de quatro dias (30 horas de carga horária):

• Em Porto Alegre, entre 18 e 21 de julho, no Grêmio Náutico União.

• Em São Paulo, entre 25 e 28 de julho, no Centro Paula Souza.

Com um total de 25 vagas por turma, o curso pode ser feito por qualquer pessoa, seja ela apenas uma interessada no tema ou alguém que já trabalha com o produto. 

Copos para degustação de azeite

Dentre os tópicos do curso estão as variedades mais importantes de azeitonas; métodos de cultivo e extração; técnicas de análise sensorial; sessões de degustação com azeites de diversos países; uso na cozinha e harmonização com alimentos; normas, regulamentos internacionais e padrões de qualidade; nutrição e saúde; e estratégias de marketing para aumentar o consumo.

Ao completar as aulas teóricas e práticas, degustações guiadas e exercícios, o participante do curso poderá obter diploma, carteira de identificação e boton de sommelier de azeites. Terá direito, também, a um Certificado de Aptidão Sensorial, que o qualifica para ingressar no International Register of Olive Oil Experts. Esse registro abre portas para avaliações profissionais em painéis e júris de competições.

O material completo sobre o curso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da IRVEA Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *