Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 15 de outubro de 2019

Cozinha turca

Em uma recente viagem a Istambul, estive em dois restaurantes que adorei: o moderno Mikla e o Giritli, mais tradicional

A foto que abre este post é de um dos pratos do Mikla, restaurante de cozinha contemporânea, que está entre os melhores do mundo. O polvo é preparado de uma forma diferente da referência que tenho (mais tenro e não tão grelhado), mas o conjunto do prato estava bem gostoso. Adorei a experiência toda, do ambiente elegante, à belíssima vista da cidade, incluindo o atendimento atencioso, a música agradável e a comida.

O chef turco-suéco Mehmet Gürs serve pratos que têm origem tradicional, mas com apresentação super moderna, como o surpreendente peixinho em uma fina camada de massa, remetendo ao típico sanduíche de peixe, uma comida de rua.

Escolhemos o menu de três tempos, mas foram servidos várias pequenas porções além da entrada, prato principal e sobremesa. Acompanhamos nosso jantar com vinhos turcos (branco da uva Narince e tinto da uva Öküzgözü).

O ponto alto do jantar foi o cordeiro de cozimento lento, muito saboroso e macio. O mais surpreendente foi a sobremesa, Sweet Chicken, um pudim tradicional da cozinha turca feito com peito de frango (não fica com gosto de frango, juro). Segundo a lenda, um sultão teria pedido uma sobremesa e o cozinheiro usou a única coisa que tinha disponível na cozinha, adicionando leite e açúcar.

O elegante ambiente do Mikla, com a linda vista de Istambul. O restaurante fica no último andar do The Marmara Pera Hotel

Giritli e suas mezes
Na nossa última noite em Istambul, comemos no Giritli, restaurante com mesinhas em um agradável jardim, na região do porto pesqueiro da cidade. A noite estava linda, com temperatura agradável, o que colaborou para o sucesso do nosso jantar. E adoramos o ambiente e a comida.

Escolhemos a opção que vinha com oito mezes – nome dado a várias e pequenas preparações com diferentes legumes, grãos, peixe e iogurte, entre outras –, que era a menor. Tudo muito fresco e delicioso, acompanhado do pão da casa.

Neste agradável jardim, uma refeição bem tradicional

Depois, foi servido um peixe grelhado muito bom (tinha opções de carne também) e a sobremesa. Este cardápio inclui duas taças de vinho e custa em torno de 30 Euros. De lá, saímos andando pela cidade até nosso hotel, que ficava no mesmo bairro, Sultanahmet. Foi lindo ver os principais monumentos da região – a Hagia Sofia e a Mesquita Azul – na quietude da noite, sem a multidão de turistas.

Bazar de especiarias
Para quem ama cozinhar este lugar é imperdível. São tantas as ofertas, que num primeiro momento dá um certo pânico. Especiarias, chás (o chá turco é muito bom), temperos para batata, para frango e para muitas outras preparações específicas, doces, frutas secas. Tivemos a sorte de encontrar um simpático vendedor e compramos várias coisas para nossa cozinha, de figo seco (dos deuses) a pimentas, pistaches fresquinhos e doces.

A arquitetura é outro destaque do Bazar das Especiarias


0 Comentários

Deixe o seu comentário!