Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 4 de fevereiro de 2020

Comida de Santo

O livro “Iemanjá: Aves e Pescados”, organizado por Carlos Ribeiro, traz receitas da chef Ieda Matos em homenagem à rainha do mar

O projeto Ajeum: Banquete Sagrado, da Editora Arole Cultural, envolve uma série de livros temáticos, com receitas inspiradas nas divindades do Candomblé. O primeiro deles foi Oxum: Doçaria Fina & Quitutes, do chef Carlos Ribeiro, com preparações que homenageiam a deusa africana da doçura, do amor, do luxo e da fertilidade.

Iemanjá: Aves e Pescados, segundo livro dessa coleção, traz criações da chef Ieda Matos e presta homenagem à rainha do mar. São 21 receitas de carnes brancas e frutos do mar, com pratos apetitosos que podem ser preparados independente da religião do leitor.

Organizada pelo chef Carlos Ribeiro, a coleção Ajeum (que significa aconchego, estar junto) tem a colaboração das chefs Ana Célia Santos, do Zanzibar de Salvador, Ieda Matos, da Casa de Ieda, e Bel Coelho, do Clandestino (os dois últimos em São Paulo).

Segundo Diego de Oxóssi, babalorixá e fundador da Editora Arole Cultural, uma das primeiras lições do Candomblé é que a magia e o segredos dos Orixás se aprende na cozinha “é quase impossível falar de comida dos orixás sem abordar o sincretismo religioso e o regionalismo brasileiro”.

A comida de santo que se come nos traz o conhecimento de como o alimento faz parte de nossas vidas terrenas, mas nos aproxima do nosso convívio de fé, levando em conta a importância deste exercício”, finaliza Carlos Ribeiro.

O lançamento oficial do livro acontecerá no Restaurante Casa de Ieda, no fim de fevereiro, quando a chef também lança seu cardápio de 2020, mas a editora está fazendo pré-vendas do livro pelo site.

Iemanjá: Aves e Pescados
112 páginas, com fotos e receitas
Preço de capa: R$44,00
Pré-venda exclusiva até 16 de fevereiro no site: Editora Arole Cultural

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!