O churrasco pode ser muito mais do que picanha e linguiça. Cada vez mais, cortes considerados menos nobres têm sido incluídos nos kits do churrasqueiro. Além disso, os acompanhamentos podem variar bastante. Numa recente viagem que fiz à Argentina e ao Chile, tive duas experiências muito gostosas com churrascos diferentes, com acompanhamentos deliciosos, que compartilho aqui com vocês.
Churrasco argentino, com diferentes cortes de carne e vários legumes
Em Mendoza, o enólogo Matías Prieto, da Gen del Alma, nos proporcionou uma tarde maravilhosa com um churrasco riquíssimo, que incluiu vários cortes de carne, como a suculenta costela que abre este post, além de legumes preparados na grelha, alguns deles de forma super criativa, como a abóbora da foto acima. Depois de grelhar, Matías colocou um queijo cremoso dentro da abóbora, além de ervas secas.
Pimentão com ovos, acompanhamento criativo para um churrasco
Outra preparação que achei muito diferente foram estes pimentões: depois de tirar as sementes e as partes brancas, Matías colocou os pimentões na grelha por um tempo, dos dois lados, e completou com ovos. Além de lindos, ficaram divinos! Milho verde, cebola e berinjela também compunham a seleção de legumes.
Gen del Alma JiJiJi (a pronúncia é ririri) Chenin Blanc, um vinho surpreendente
Passamos uma tarde deliciosa com o churrasco de Matías e os belíssimos vinhos da Gen del Alma, produzidos por ele, como o Chenin Blanc. Em breve estes vinhos estarão no Brasil e voltarei a falar sobre eles.
Cristian prepara as carnes, juntando alguns raminhos de alecrim
No Chile, o churrasco “raiz” aconteceu em meio aos vinhedos da Viña Polkura. O enólogo e sócio da vinícola, Sven Bruchfeld, nos recebeu com seus vinhos incríveis e um almoço memorável, preparado por Cristian e sua esposa (falha minha, mas não me lembro o nome dela). Aqui a surpresa foram as pamonhas salgadas (humitas, como eles chamam), que fizeram uma combinação mais do que perfeita com as carnes.
Carnes e legumes preparados no fogo de chão
Cogumelos salteados numa panela do tipo wok, combinados com cebolas e tomatinhos, também preparados nesse “fogo de chão”, deram um toque muito gostoso ao churrasco. São ideias que você pode incluir no seu churrasco.
Refeição deliciosa, servida em meio aos vinhedos, com os vinhos excelentes da Polkura
Pamonha salgada com a carne é uma combinação bem tradicional dos Andes. No Brasil, a versão doce é mais comum, mas acredite, elas ficam divinas na versão salgada. O restaurante Teus, em São Paulo, tem um prato que eu amo: Franguinho da Fazenda Santa Cecília, servido com polenta de milho verde e quiabo tostado, que me faz salivar só de pensar e que recomendo muito.
E já que a ideia é inovar, acompanhe seu churrasco com vinhos: brancos leves para as entradinhas e tintos, como Malbec e Syrah, para as carnes, lembrando de servir os tintos levemente refrescados.
Com meu marido, Orlando Rodrigues, na Viña Polkura, em Marchigüe, Chile
Tenho interesse nos cursos de churrasco e harmonização de azeites
Olá Michele! Não dou cursos de churrasco e de azeites, apenas escrevo sobre o assunto. Obrigada pelo contato!