Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    ExperiênciasVinhos e etc • 3 de março de 2026

    Brancos em terra de tintos

    Regiões consideradas tradicionais para vinhos tintos, como Bordeaux, na França, e Alentejo, em Portugal, produzem brancos adoráveis

    Sou fã de vinhos brancos tanto pela variedade enorme de estilos quanto pela preferência por pratos com ingredientes do mar e da horta.

    Outro dia me peguei pensando nas minhas escolhas de vinhos brancos em lugares mais conhecidos pelos tintos, como o Alentejo. Produzidos com uvas como Arinto, Verdelho, Antão Vaz e às vezes Sauvignon Blanc entrando nos cortes, podem ser surpreendentemente frescos (veja abaixo sugestões de produtores).

    Em Bordeaux, região famosa pelos grandes tintos, os brancos produzidos com Sauvignon Blanc e Sémillon (às vezes com uma pequena porcentagem de Muscadelle) são deliciosos, minerais e muito versáteis. Um vinho para se ter sempre à mão.

    Em países como o Chile, por exemplo, prefiro os vinhos brancos de longe. A Argentina produz brancos excelentes com Chardonnay, Sémillon e até Chenin Blanc. Falando em Chenin (uva originária do Loire, França), prove também os produzidos na África do Sul, país mais conhecido pelos tintos de Syrah.

    Sopa de peixe, típica de Portugal, perfeita com vinho branco

    Sugestões de produtores:

    Alentejo
    Lobo de Vasconcellos – (Premium Wines)Herdade do Rocim (World Wine)
    Tapada de Coelheiros (Mistral) • Herdade dos Grous (Épice)

    Bordeaux
    • Châteaux Saint-Jean des Graves (Premium Wines)

    Chile
    Villard (Decanter) • Marcelo Retamal/Reta (Decanter)
    Viña Garcés e Silva/Boya (Mistral) • Casa Marin (Vino Veritas)
    Viña Aquitania/Sol de Sol (Tanyno)

    Argentina
    • Gen del Alma (Premium Wines) • Susana Balbo (Cantu)

    África do Sul
    • Mother Rock (Wines4U)


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *