Nossa coluna de hoje é bastante comemorativa e vamos ter uma das sobremesas mais singelas da cozinha brasileira: o manjar de coco, que traduz a riqueza desse fruto em nossa terra. Também é uma comida de santo do orixá mais conhecido e popular no Brasil: Yemanjá, a Rainha do Mar, cujo dia é comemorado em 2 de fevereiro. Saudamos com Odoyá!
Como sempre, fazendo um grande passeio pelas receitas brasileiras, temos hoje uma das personalidades que foi um divisor de águas na culinária do país, a baiana Bettina Orrico. Em 1974, ela ingressou na revista Cláudia e foi responsável pela cozinha experimental dessa publicação. Como ela diz: “Aquela cozinha experimental era um sonho”.
Na verdade, Bettina é a grande inspiração de muitos de nós cozinheiros, que tivemos o privilégio de ter uma estudiosa da cozinha brasileira, que construiu um sólido legado, pesquisando, testando receitas e preparando fotos para a revista Cláudia. Ela também é autora de uma obra que muito aprecio, o livro Os Jantares que Não Dei, em que cria jantares e menus que ela imaginou que poderia fazer para algumas pessoas, como sua babá de infância, Oscar Niemeyer, Zeca Baleiro, Beatriz Segall e outros. Tivemos o privilégio de juntos fazer aqui no Na Cozinha, em outubro de 2010, o menu dedicado a Beatriz Segall.
Então temos muito que comemorar e cantar “Dia 2 de fevereiro é festa de Yemanjá, Jorge Amado faz um samba já mandou me convidar… comida pra todo mundo bebida pra se afogar…” – Jair Rodrigues
E a nossa coluna de hoje não poderia ser de outras mulheres especiais, senão da nossa querida Bettina e de Yemanjá, a Rainha do Mar. Odoyá!
Manjar de Coco no Barquinho Iemanjá
Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos
Ingredientes
- 1 litro de leite
- 8 colheres (sopa) de farinha de arroz
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de leite de coco
- 150 g de coco ralado
Calda
- 2 xícaras (chá) de ameixa sem caroço
- 250 ml de água
- 1 xícara (chá) de açúcar
1. Em uma panela, coloque uma parte do leite. Em seguida, coloque a farinha de arroz, já dissolvida no leite restante. Junte o açúcar e misture bem. Acrescente o leite de coco e o coco ralado, misture bem, em fogo baixo, e deixe engrossar. Despeje em uma forma para pudim untada com óleo ou azeite e leve à geladeira por 2 horas. Verifique se está firme e desenforme.
2. Calda: em uma panela, coloque as ameixas, o açúcar e a água. Deixe cozinhando até que a calda engrosse. Espere esfriar e decore o manjar. – Foto: Cristiano Lopes
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374
Deixe um comentário