Para as boas lembranças, hoje vamos ter uma receita que ganhei de presente há 8 anos do meu querido Cesar Santos. Foi assim: estava jantando no restaurante Oficina do Sabor com mais dois amigos, Marcelo e Mônica, do maravilhoso Nez Bistrô. E como dizemos quando estamos entre amigos queridos, “que farinha boa!”, uma expressão bem nordestina e carinhosa. E eles são boas farinhas.
Mas voltando ao jantar, Cesar Santos nos oferece uma panela linda de barro com todas essas #diliças, ops! delícias, de um prato que me faz levitar e querer comer sempre ou para sempre, e foi o que aconteceu. Ao inaugurar o Na Cozinha, ele me presenteou com essa receita, que hoje também compartilho com vocês. Claro que tive de fazer algumas adaptações, pelo fato de alguns ingredientes não serem encontrados com a mesma qualidade, no caso o queijo coalho, cujo processo é diferente do Nordeste, onde o queijo é cru. O vendido em São Paulo é bom, mas é diferente. Outra opção é usar queijo parmesão. Como dizia minha professora, Beth Wada, na pós-graduação: “Pensar global e agir local”. Desejo a todos uma boa Páscoa, cheia de esperanças e grandes renovações.
A coluna de hoje dedico ao Chef Cesar Santos, aos queridos Marcelo Valença e Monica Tenório, e à prof. Dra. Elizabeth Wada.
Baião do Mar
Ingredientes
- 200 g de camarões
- 200 g de lulas picadas
- 200 g de polvo cortado em cubinhos
- 1 colher (sopa) de curry em pó
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres (sopa) de cebola picada
- 1 colher (chá) de alho picado
- 10 colheres (sopa) de leite de coco
- 4 colheres (sopa) de tomates picados
- 4 colheres (sopa) de coentro picado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 xícaras (chá) de arroz cozido
- 2 xícaras (chá) de feijão fradinho cozido
- 1 copo de leite de coco
- 2 copos de suco de manga
1. Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga e deixe aquecer. Coloque primeiro o polvo, a lula e os camarões e deixe refogando por uns 6 minutos sem mexer para não soltar água.
2. Em seguida, coloque a cebola, o alho, o tomate, o sal, a pimenta-do-reino e o curry, misture bem e acrescente o leite de coco e o suco de manga. 3. Deixe levantar fervura e junte o arroz e o feijão. Misture, deixe levantar fervura novamente e coloque o queijo e o coentro. Misture bem e deixe levantar fervura. Tampe e espere mais 3 minutos com o fogo desligado. E está pronto o seu baião do mar!
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374
Amigo e Chef querido Carlos Ribeiro ,obrigado pelo
carinho .Marcelo e Monica