Cheguei de mudança na cidade de São Paulo para fazer mestrado na USP em 1993, num sábado de carnaval. Já naquela época, eu era apaixonado pelos sanduíches enormes e com muito recheio. Minha primeira morada foi numa quitinete, na Praça Roosevelt, e nas redondezas havia muitas padocas (tanto os paulistanos quanto as pessoas que se mudam para a cidade costumam falar, sampa, padoca e sanduba!)
Sempre tive os meus lugares favoritos. No centro, a Padaria Marajá, que fica na Martins Fontes. Até hoje vou lá comer meus sandubas e mato a saudade, pois cozinha e comida em geral são movidas a saudade. Há alguns anos frequento religiosamente a padaria Viana 24 horas, no lindo bairro do Paraíso, onde moro. Por ser 24 horas, posso voltar das baladas – sim, sou baladeiro – e comer nas madrugadas sandubas, salgados, sorvete Chica Bon, meu único sorvete, e levar meu pão francês para casa, feliz da vida.
Meus sandubas favoritos são: pão com ovo, carne assada, salaminho, mortadela e churrasco com queijo e vinagrete. Às vezes, eu faço o buraco quente nas feirinhas gastronômicas, nas minhas aulas no Na Cozinha e em festas de clientes e amigos. Na versão original, esse sanduíche é feito com carne louca, carne moída ou outros recheios. Mas alguns anos atrás, na primeira virada cultural com chefs na rua, fiz por dica de um cliente meu Buraco Quente com o meu Picadinho e foi, e ainda é, um sucesso! Sem muitos mistérios segue a receita para vocês! # diliça.
Sanduíche Buraco Quente com o Picadinho
Ingredientes
- 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 500 g de filé mignon picado na ponta da faca
- 1 cebola picadinha
- sal e pimenta-do-reino moídos na hora e a gosto
- 1 colher (sopa) de colorau
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 8 colheres (sopa) de caldo de legumes
- 12 pães franceses frescos
Modo de preparo
1. Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga. Em seguida, junte a carne e frite por aproximadamente três minutos, mexendo devagar. Coloque a cebola, o alho e tempere com o sal e a pimenta. Refogue por alguns minutos e adicione o colorau, a salsinha e o tomate.
2. Junte aproximadamente 8 colheres de sopa de caldo de legumes, para ficar molhadinho. Deixe reduzir por uns quatro minutos em fogo baixo. Desligue o fogo.
3. Abra os pães franceses fresquinhos fazendo um buraco na extremidade. Retire o miolo dos pães com cuidado e depois coloque bastante recheio em cada um. Sirva quente.
• Padaria Marajá
Rua Martins Fontes, 137 – Centro
Das 6h às 22h
• Viana Padaria 24 horas
Av. Bernardino de Campos, 334 – Paraíso
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374
Beleza Carlos conheço grande parte dessa história.