Quando se aproxima o Natal, logo o aroma de panetone se espalha por todas as lojas, mercadinhos, e aí começa nossa contagem regressiva para essa data. Que maravilha! Passa um monte de filminho na minha cabeça, que vai até a último Natal, quando descobri que Papai Noel não existia! Mas ele existe, é só querer, é tão bom!
Na casa dos meus pais, a árvore era enorme, uma verdadeira festa para arrumar tudo, inclusive o presépio, que eu mais gostava de armar. E depois, ver o dos outros bem famosos por serem gigantescos! O que eu mais gostava, ficava em Serra Redonda, uma cidade linda e pequenininha no alto de uma serra, no interior da Paraíba. Era o famoso presépio das Irmãs Pinheiro, uma história de Natal contada por elas e a cada ano ele ficava maior. Linda memória tenho de Natal e desse presépio.
As cores, sim, as cores do Natal… muito vermelho, verde e dourado, cores que nos remetem a essa festa em que todos param para reverenciar o nascimento do menino Jesus. Momento de estar em torno de nossas famílias e das pessoas que amamos.
O tempo passa, as receitas vão sendo repetidas e outras sendo refeitas. Como diz meu pai, Itamar Melo Ribeiro: “Nada se cria, tudo se copia”. Como eu, nessa receita. Copiei e juntei tudo que existia e alinhei sabores e cores com frutas vermelhas, que agora encontramos facilmente. Mas o Natal pode ter outras cores! Caso você queira, pode usar outras frutas de sua região. Afinal, o que temos em abundância no Brasil são frutas: manga, caju, abacaxi, banana, açaí, cupuaçu, jabuticaba, cajá! Faça seu panetone com as cores e frutas de que você mais gosta e que tenha por perto. Vamos à receita de hoje? Um feliz Natal cheio de cores, aromas e sabores!
Dedico esta coluna às irmãs Pinheiro: Inês, Nevinha, Marluce, Terezinha, Cau e Dionée, e a toda família Pinheiro, pois temos no meio um homem Pinheiro, que é o Nabô.
Panetone com Frutas Vermelhas
Ingredientes
Base
- 1 panetone
- 200 g de suspiros
- ramos de hortelã fresca
- 100 g de morangos frescos
- 100 g de cerejas
- 100 g de amoras
- 100 g de blueberries
Creme inglês ou crème pâtissière
- 1 fava de baunilha (ou 2 colheres de sopa essência de baunilha )
- 500 ml de leite
- 6 gemas
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 colher (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sobremesa) de manteiga
1.
Base: corte os panetones em discos bem redondos e reserve. Corte o morango, delicadamente, em quatro partes e mantenha as outras frutas inteiras.
2. Creme crème pâtissière: abra a fava de baunilha, raspe-a internamente e junte os grãozinhos ao leite, já colocado numa panela de fundo espesso. Leve ao fogo baixo para aquecer bem. Enquanto isso, em uma batedeira bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o amido de milho e misture bem. Dilua a mistura com o leite fervente, batendo sempre. Despeje tudo novamente na panela e leve ao fogo para ferver, batendo continuamente, até engrossar. Fora do fogo, unte a superfície com a manteiga, para evitar que se forme uma crosta depois de esfriar.
3. Montagem: num prato, coloque uma base do panetone, cubra com o creme patissière e distribua as frutas e os suspiros, fazendo o recheio. Cubra com a outra parte do panetone.
Se preferir, sirva com uma bola de sorvete de morango.
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374
Maravilhosos! Desejando….