Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 12 de junho de 2019

Queijo na cozinha

Xavier Thuret, mestre-queijeiro da Président, e a chef Renata Braune revelam as melhores combinações com queijos

Para cozinhar com queijos você precisa encontrar as melhores combinações. E foi assim que a chef Renata Braune conduziu uma aula super gostosa no Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu São Paulo, que teve a participação do francês Xavier Thuret, mestre-queijeiro da Président.

Como era uma aula para futuros chefs, Xavier Thuret falou, entre outras coisas, sobre o hábito francês de servir queijos no fim da refeição e disse que seria uma boa forma de incentivar também o consumo de vinhos em taça nos restaurantes, já que cada queijo pede um vinho diferente. Eu apoio completamente!

Segundo ele, na hora de montar uma tábua de queijos, deve-se escolher queijos de diferentes origens (leite de vaca, cabra e ovelha) e de massas variadas (mofo branco, frescos, maduros, azuis, etc). Quanto aos vinhos, os mais indicados são os brancos ou doces (no caso dos azuis).

A chef Renata Braune preparou quatro receitas com os queijos Président. A que mais gostei foi este mil-folhas feito com massa filo Arosa assada, recheada com queijo Brie e purê de mandioquinha (começa com o purê, intercala com o queijo e termina com o purê, antes de fechar com um quadrado de massa). Para finalizar, damasco picadinho e mel de jataí. Acompanhamos com um espumante brasileiro, que ficou um delícia.

As pétalas de alcachofra com queijo de cabra foram acompanhadas de um Sauvignon Blanc, o vinho tradicional para este queijo.

O delicioso ravióli de camembert com pera seca e pistache, com molho pesto de ervas, foi servido com um vinho branco espanhol, um corte de Chardonnay e Viura.

Por fim, o delicado sorvete de figo fresco e seco com Roquefort e laranja confit foi acompanhado com um Porto Tawny, uma bela combinação para os queijos azuis.

 

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!