Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    Colunistas • 5 de janeiro de 2017

    Paixão por moqueca!

    Ao  longo do meu tempo na cozinha, fui cada vez mais gostando dessa iguaria. Hoje, ensino duas delas: de ovo e de banana – Chef Carlos Ribeiro

    Sim, temos uma diversidade de receitas, pois nosso país tem uma grande extensão territorial, com muitas e muitas heranças culturais. Por isso, somos diferentes e temos tantas formas de fazer uma boa moqueca. Não vamos pensar em divisões, do tipo: de onde é a melhor moqueca?! A melhor sempre será a que nós gostamos de fazer e de comer.

    Alguns anos atrás, fui dar uma aula na UVV – Universidade de Vila Velha –, a convite da Profa. Dra Patricia Merlo, e tivemos a oportunidade de fazer um passeio por vários sabores de moquecas, todos encantadores. Quem participou vai lembrar com carinho desse encontro e das moquecas.

    Hoje, vamos ter duas receitas maravilhosas e bem bacanas de serem feitas neste verão, por serem mais leves. Uma delas é a Moqueca Zoião, feita com ovos como ingrediente principal. A primeira vez que provei foi na cozinha da Chef Baiana Tereza Paim, do Restaurante Casa de Tereza, em Salvador. Aprendi vendo fazer, já fiz algumas vezes e foi um sucesso essa moqueca de ovos.

    A outra, que também foi especial, é a Moqueca de Banana. E quem fez? A nossa querida Ana Bueno em sua cozinha maravilhosa em Paraty. Muito gostosa, lá é feita com banana-da-terra, mas eu já fiz com banana nanica e ficou #diliça também.

    Se você tem a sua receita, faça do seu jeito ou siga essa receita trocando por último os ingredientes principais ou os ovos ou as bananas em moquecas diferentes. Faça e nos conte…

    Em geral, podem ser feitas sem dendê. Eu é que sou apaixonado por esse ingrediente e sempre digo que corre dendê na minhas veias!

    Dedico essa coluna de hoje às cozinheiras: Ana Bueno, Tereza Paim, Claudia Heringer Zigoni, Vanete dos Santos Arrigoni e Profa. Dra. Patricia Merlo.

    Moqueca Zoião

    Rendimento: 4 porções

    Tempo: 30 minutos/Fácil

    Ingredientes

    • 4 ovos
    • 2 dentes de alho amassados
    • pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto
    • 1  tomate maduro picado
    • 1 cebola pequena cortada em cubos
    • ½ pimentão vermelho cortado em cubos
    • ½ pimentão amarelo cortado em cubos
    • 3 ramos de coentro
    • 3 colheres (sopa) de azeite de dendê (opcional, mas eu sou do dendê!)
    • 6 colheres (sopa) de azeite extravirgem
    • 200 ml de leite de coco (opcional, mas eu adorooo)
    • camarões secos (opcional, mas fica muito saboroso)

    1. Numa panela grande, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho amassado e deixe fritar bem. Em seguida, coloque o tomate picado (com semente e tudo), os pimentões cortados em cubos e, se gostar, mais um pouco de pimenta-do-reino.
    2. Coloque o leite de coco. Em seguida, o azeite de dendê, o coentro e água (use a mesma medida da garrafa que veio o leite de coco). Tampe a panela e deixe em fogo alto até levantar fervura. Coloque com cuidado os ovos, depois, reduza o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos.

    Dica do chef: o ideal é preparar em panelas de barro; se não tiver, pode fazer na panela que tiver em casa (recomendo que seja menor e menos funda). Sirva a moqueca com arroz branco e um pirão.

    carlosribeiro

    Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
    Chef Carlos Ribeiro

    Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
    Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


    4 respostas para “Paixão por moqueca!”

    1. Patricia disse:

      Que luxo essa coluna! Foi tão bom relembrar a visita do chef Carlos Ribeiro ao ES! Na ocasião nos fartamos com algumas das várias moquecas do Brasil. É claro que como capixaba tenho preferência pela nossa, levinha, com bastante coentro! E, sem dúvida, a moqueca capixaba acompanhada de moqueca de banana da terra é uma combinação irresistível junto com o pirão e o arroz branco! Entender de que modo esses pratos contam a nossa própria história pode ser útil para compreender nossas preferências. Com toda riqueza culinária típica do Brasil, a possibilidade de viagens gastronômicas converte-se em vivências inesquecíveis!

    2. Claudia Heringer Zigoni disse:

      Que momentos maravilhosos passamos na cozinha trocando conhecimentos, idéias, ingredientes e nos fartando com deliciosas moquecas.
      Saudades daquela profusão de cheiros e sabores. Obrigada !
      Em breve estarei aí ! ?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *