Eita! Que maravilha olhar um coqueiro, tão alto, tão lindo! Que nos dá água tão doce, tão boa e refrescante. Sempre fico pensando, como pode ser tão perfeita essa água vinda lá do topo… mas o que importa, de fato, são as tantas coisas gostosas que podemos fazer com o coco.
De origem asiática, o coco veio para o Brasil em meados de 1553. É uma planta de grande importância social para nós, por fornecer óleo, minerais, vitaminas, essências, gordura e fruto fresco. Sem contar da sua participação em músicas e danças, que são muito comuns no Nordeste brasileiro: coco de roda, dança do coco, ritmo do coco.
“O povo me adotou, me chamam rainha do coco, o povo é meu amor” – Selma do Coco
Na gastronomia, então, sem limites de uso! Na moqueca, no sorvete, na canjica, no mungunzá, camarão no coco, bolo e bala de coco, entre tantas outras iguarias. Mas a rainha para mim é a cocada, tão pomposa num tabuleiro de uma baiana. Pirâmides de cocadas me tiram do sério ou melhor, me trazem muito prazer a cada mordida, bocada, que me fazem voltar à eterna infância, que eu prefiro nunca esquecer. E para quê esquecer? Se é tão gostosa, vamos falar dela. E como fiquei adulto, na minha receita de cocada vai cerveja!
Cocada na Cerveja
Ingredientes
- 5 xícaras de coco ralado
- 4 xícaras de açúcar
- 2 copos de cerveja
- 8 cravos-da-Índia
- 1 copo de leite
- 1 xícara (chá) de água
1. Numa panela grande, coloque o açúcar para derreter, sempre mexendo (não pode queimar). Em seguida, coloque o coco ralado e os cravos, sempre mexendo para não queimar.
2. Adicione a cerveja, o leite e a água e deixe levantar fervura, mexendo sempre até secar as partes líquidas e ficar bem cremosa. Deixe esfriar e sirva em cumbuquinhas ou até mesmo direto em colheres, como eu gosto de servir. Bom apetite!!!
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374
Deixe um comentário