Fui visitar o chef Marcelo Giachini, responsável pela cozinha do centro de distribuição da Casa Flora e gerente de alimentos da importadora. A ideia era fazer uma matéria que mostrasse como é fácil incrementar uma simples massa com molho de tomate. Para a escolha da massa, Marcelo optou por uma linha da Paganini – a Specialitá Gastronomica –, que tem uma textura que ajuda a “carregar” melhor o molho, feito com tomates pelados da mesma marca. “Gosto de fazer um refogado de cebolas, que deixo em fogo baixo por bastante tempo para que comece a aparecer o açúcar natural da cebola, que vai equilibrar a acidez do molho”, comentou ele, que não aconselha a adição de açúcar para tirar a acidez do tomate.
Para preparar o presunto cru, o chef explicou que o segredo é cortar em fatias finas, colocar numa forma e levar ao forno preaquecido, deixando o forno aberto (no caso de um forno comum). “O presunto não pode cozinhar, mas deve desidratar para ficar crocante. Na hora de servir, você tem a opção de colocar as fatias inteiras ou quebrar um pouco para dar um toque crocante ao prato”. Outra opção sugerida pelo chef, é adicionar uma quenelle (você faz usando duas colheres) de queijo Serra da Estrela. Um luxo!
Pappardelle com Tomates e Presunto Cru
Ingredientes
- 500 g de pappardelle Paganini
- 1 cebola bem picada
- 2 latas de tomate pelado Paganini
- azeite de oliva
- presunto cru desidratado
- sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Em uma frigideira grande, refogue a cebola no azeite, em fogo bem baixo, até murchar. Adicione o tomate pelado inteiro e o molho e mexa com cuidado. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe refogar, mexendo de vez em quando.
2. Cozinhe a massa em água fervente com sal. Escorra quando estiver “al dente”. Junte a massa na frigideira com o molho, regue com um fio de um bom azeite e misture bem. Sirva com presunto cru desidratado ou com uma quenelle de queijo Serra da Estrela. Você pode, ainda, combinar os dois ingredientes, quebrando a fatia de presunto em pedaços menores. Fica ótimo!
Deixe um comentário