Para mim, o vinho é a melhor bebida para acompanhar uma refeição, porque, além de ser gostoso, ajuda na digestão. No caso de um prato mais gordo, como a feijoada, o vinho cai muito bem, desde que você acerte o estilo.
No último domingo, na casa de uma grande amiga mineira, provei com um espumante rosé e com um Vinho Verde tinto. Nunca ouviu falar deste último? Pois foi a melhor escolha para a feijoada… Fresco, bem frutado, com acidez que deixa a boca salivar e baixo teor alcoólico, ficou perfeito!
Em 2009, visitei a região dos Vinhos Verdes, que fica ao norte da cidade do Porto, lugar lindo e cativante, e me tornei fã desse estilo de vinho. Produzidos com uvas locais, podem ser espumantes, brancos, rosados e tintos, desde que sejam dessa região demarcada. Em comum, têm o fato de serem muito frescos, com alta acidez, leves e de baixo teor alcoólico, portanto, ótimos parceiros da mesa.
Outras sugestões de vinhos para feijoada são os rosés portugueses e espanhóis, espumantes brut e Tannats do Uruguai. Já provei com todos, mas o que mais gostei até hoje foi com o Vinho Verde tinto. Experimente!
Gostei muito das possibilidades de um vinho para harmonizar com uma feijoada! Fiquei curioso, gosto muito de fazer feijoada e agora com essa dica…hummmmm #diliça
Obrigada pelo comentário! Fica mesmo muito bom…
Olá, que curioso! Amo feijoada, será que seria demais um rústico francês de Cahors? Tenho um aqui de 2001…
Abraços.
Oi Vanessa, acho que pode ir bem sim! Os Tannats do Uruguai são mais frutados do que os de Cahors, em geral, mais rústicos, como você disse. Mas o seu já tem alguns anos… Depois me conta como ficou.
Abraços