Mesa Completa - Por Solange Souza

    Menu

    Colunistas • 25 de maio de 2016

    Clássicos com carne

    Duas receitas tradicionais que eu amo e que sempre fazem sucesso: Bife a Cavalo e Filé Oswaldo Aranha – Chef Carlos Ribeiro

    Sempre fui apaixonado por carne, em especial de boi! Não é por acaso que meu carro-chefe aqui no Na Cozinha é o picadinho. Mas vamos a outros pratos que considero clássicos e que sempre podem ser saboreados em restaurantes.
    Quando cheguei em São Paulo, eu já conhecia Bife a Cavalo e Filé Oswaldo Aranha. Sobre o primeiro, existem várias histórias, mas sabemos que é de origem portuguesa e brasileira. É bem simples, um bife com um ou dois ovos por cima, algumas vezes acompanhado por uma salada, arroz e sempre farofa, que faz parte de nossos hábitos alimentares. O Filé Oswaldo Aranha é um prato com nome e sobrenome desde a década de 1930, que nasceu na Lapa, reduto dos bambas e boêmios cariocas. Talvez por isso me identifico tanto com o prato e com a boemia. Quem foi Oswaldo Aranha? Um político e diplomata do Rio Grande do Sul, que se mudou para a cidade Maravilhosa e sempre pedia a mesma refeição, razão da justa homenagem que se tornou um clássico.
    Foi na pauliceia que aprendi a gostar mais desses pratos e me dispor a sair de casa em busca deles. Gosto de comer nos botecos espalhados pela cidade, onde esses pratos deliciosos e simples são feitos praticamente na hora, por um bom preço. Algumas vezes fiz aqui no Na Cozinha no menu executivo, mas o meu picadinho sempre é o preferido dos que também são apaixonados por carne de boi. Aproveitem e façam esses dois pratos em casa! Até a próxima coluna e bom apetite! #diliça

    Bife a Cavalo
    Rende 8 bifes grandes

    Ingredientes

    • 1 kg de contra filé em bifes (em torno de 8 bifes)
    • 8 ovos
    • óleo suficiente para fritar
    • sal e pimenta-do-reino

    1. Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino. Numa frigideira bem quente, coloque um fio de óleo. Em seguida, frite o bife por três minutos e meio de cada lado (melhor fritar um por um para evitar que solte água).
    2. Por último, frite os ovos também um por um. Para a montagem, coloque no prato o bife e o ovo por cima. Para acompanhar, uma boa farofa, arroz branco e o nosso querido feijão. Pronto para ser servido!

    Filé Oswaldo Aranha

    Ingredientes

    • 400 g de contra filé ou filé mignon (fazer dois bifes)
    • óleo suficiente para fritar
    • 12 dentes de alhos cortados em lâminas
    • alcaparras a gosto
    • 2 xícaras (chá) de arroz cozido à sua maneira
    • 1 xícara (chá) de farofa à sua maneira
    • batatas fritas à portuguesa para acompanhar
    • 1 colher (sopa) de manteiga

    1. Tempere os bifes com sal e pimenta a gosto. Doure o alho no óleo com cuidado e reserve.
    2. Em uma frigideira bem quente, coloque a manteiga e o óleo. Em seguida, coloque o filé e deixe fritar por três minutos e meio de cada lado, sem mexer. Por último, acrescente as alcaparras.
    3. Coloque os filés em uma travessa e distribua por cima o alho frito. Faz parte do ritual, misturar as batatas com arroz e a farofa e servir junto com a carne.

    carlosribeiro

    Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
    Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
    Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *