Muito usada crua, frita, assada e, sobretudo, para dar sabor a pratos de carnes, peixes e aves, a cebola tem poucas calorias e por sua grande quantidade de água também é diurética e depurativa. Na antiguidade, eram atribuídos poderes mágicos à cebola, comparada também com a estrutura do ego, com suas camadas que levam até o miolo. Virtudes afrodisíacas e benefícios à saúde também são mencionados a esse bulbo, presente nas cozinhas do mundo inteiro. A seguir, uma receita gostosa e fácil em que a cebola desempenha o papel principal.
Sopa de cebola na cerveja
Rende 4 porções
Ingredientes
- 500 g de cebola
- 70 g de manteiga
- 1,5 litro de caldo de legumes
- 200 ml de cerveja
- ½ pão francês amanhecido
- sal a gosto
Pão gratinado
- 60 g de queijo parmesão ralado
- 1 baguete
- 50 g de manteiga
1. Corte a cebola finamente. Em seguida, doure a cebola com a manteiga, sem deixar queimar a manteiga. Junte a cerveja, deixe ferver por 5 minutos e adicione o caldo de legumes.
2. Rale o pão no lado grosso do ralador e coloque no caldo para ferver por 15 minutos ou até desmanchar e encorpar a sopa. Acerte o sal.
3. Pão gratinado: corte a baguete em quatro pedaços e abra ao meio. Passe a manteiga e polvilhe com parmesão. Leve ao forno para gratinar. Sirva com a sopa de cebola.
Renata Braune é sócia e chef do La Reina Deli Bar, em São Paulo
Deixe um comentário