Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 17 de dezembro de 2019

Biscoitos de Natal

A paulistana Corinna Essle fala da tradição que ela mantém, preparando os biscoitos de Natal a cada ano, e ensina uma receita

De família alemã, Corinna Essle começou a preparar biscoitos de Natal já na adolescência, seguindo os caminhos da mãe. “Era meu presente de Natal para meus amigos”, conta ela, enquanto abre caixas perfumadas com os diferentes biscoitos feitos para este ano. Hoje, com os três filhos já adultos, ela continua a presentear a família com essa tradição. “Dá trabalho, mas para mim faz parte dos preparativos do Natal”, comenta.

Arrumamos alguns dos biscoitos para a foto. Ela me mostra livros antigos de confeitaria, todos em alemão, de onde ela tira suas receitas. O que mais me encantou foi o caderno de receitas da mãe (adoro cadernos antigos), falecida há muitos anos, que mostra como ele já foi usado. Peço uma receita e ela me dá a dos biscoitos que fazem mais sucesso: o amanteigado de amêndoas e baunilha no formato de meia-lua.

De outra gaveta, ela tira algumas das forminhas que usa. Faço a foto. Ela separa alguns biscoitos, coloca num pote e me presenteia, mas avisa: “Só pode comer no Natal!”. Saio de lá com água na boca, pensando: vou ter que provar para escrever a respeito. Obediente, vou guardar alguns para o Natal, como manda a tradição.

Vanillekipferl – Biscoito Amanteigado com Amêndoas e Baunilha

Ingredientes

  • 280 g de farinha de trigo
  • 80 g de açúcar
  • 100 g de amêndoas
  • 2 gemas
  • 220 g de manteiga em temperatura ambiente
  • açúcar de confeiteiro de baunilha

1. Cubra as amêndoas com água bem quente. Quando as cascas estiverem amolecidas elimine-as. Deixe secar um pouquinho e triture as amêndoas grosseiramente.
2. Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho, faça um buraco no meio e junte a o açúcar, as gemas, a manteiga e as amêndoas. Misture com as mãos, até obter uma massa lisa e homogênea. Faça três bolinhas, enrole-as em filme plástico e deixe na geladeira. O melhor é preparar a massa com um dia de antecedência.
3. Na hora de fazer os biscoitos, abra as bolinhas com um cilindro, sobre uma superfície enfarinhada, com cerca de 1 cm de espessura. Usando forminhas de meia-lua, molde os biscoitos. Coloque-os sobre assadeiras forradas com papel manteiga e leve para assar em forno médio por 15 minutos. Retire os biscoitos do forno e passe-os ainda quentes pelo açúcar de baunilha.

Para fazer o açúcar de baunilha, coloque uma fava aberta  no pote de açúcar. O aroma fica delicioso.

Corinna Essle prepara os biscoitos de Natal pelo prazer de manter uma tradição de família

 

 


1 Comentário

  1. Delicia de biscoitos e reportagem! Sou uma das felizardas que aparece na casa da Corinna pra tomar um inocente café nesta época do ano.. 😋

Deixe o seu comentário!