Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Viagens • 18 de maio de 2022

5 Dias na Escócia

Além da charmosa capital, Edimburgo, conhecer a Escócia profunda foi uma das melhores experiências de viagem que já tive

Partimos da Kings Cross Station em Londres, a famosa estação do Harry Potter, em uma viagem de cerca de 4 horas e 20 minutos. Compramos todos os bilhetes de trem pelo site da LNER. Viajar de trem já é um programão e minha filha, Carol, e eu adoramos.

Chegamos em Edimburgo e nos hospedamos no Kimpton Charlotte Square, um hotel delicioso e muito bem localizado, que tem dois restaurantes bem bacanas: o Aizle (que oferece apenas menu degustação) e o Baba. Optamos pelo segundo, de cozinha libanesa, onde jantamos muito bem. Tudo fecha muito cedo para nossos padrões e é sempre bom fazer reserva.

Vista do castelo de Edimburgo a partir do jardim

Andando pela cidade em direção ao castelo e outros edifícios da cidade velha, você passa por um jardim lindíssimo. Recomendo viajar na primavera, que é uma época de clima agradável e visual deslumbrante. Um pouco frio para nós, mas os locais andam de bermuda e camiseta.

Muito mais que uísque
Paisagens de tirar o fôlego e castelos medievais, combinados com a magia que envolve esse país rico em histórias e tradições, fizeram desses nossos cinco dias na Escócia uma experiência inesquecível. Além da sorte de termos tido tempo bom, com sol. Os escoceses são muito simpáticos e apesar de o país ser famoso pelo uísque, me pareceu que o consumo de cerveja é muito maior. 

Parque Holyrood, de onde se avista a cidade de Edimburgo

Além de andar pelas ruas da cidade, o passeio pelo parque Holyrood é imperdível, de onde se tem uma vista belíssima da cidade. As flores amarelas (Gorse)) que estão em muitas das paisagens do país têm aroma de mel e são lindas. Quem espera um aroma tão delicioso em flores selvagens?

Antes da caminha pelo parque, visitamos a residência de férias da rainha. Se você estiver por lá no verão, o palácio pode estar ocupado pela família real. O cemitério onde J. K. Rowling se inspirou para nomear seus personagens também é imperdível para os fãs de Harry Potter (meio macabro, mas super interessante). 

Salmão defumado com ovos benedict servido no café da manhã

O salmão escocês é muito saboroso e você já pode desfrutar da sua versão defumada no café da manhã. Outros pescados que devem ser saboreados são a truta salmonada, de sabor menos intenso do que o salmão, e o haddock (uma preparação típica é uma sopa de batatas com haddock defumado).

Comer uma Steak & Ale Pie em um pub, acompanhada de uma Guinness, também é um must! As tortas salgadas são famosas no Reino Unido e esta é feita com carne de cozimento lento na cerveja, coberta por uma massa sequinha e acompanhada de batatas fritas (chips, que não são fininhas, mas gordas, macias por dentro e crocantes por fora). Adoramos a Steak & Ale Pie do The Beehive Inn. Você pede no balcão, informa sua mesa, paga e leva as bebidas, esperando apenas a comida. Quase nenhum lugar aceita dinheiro, tudo no cartão (contactless payment). 

Inverness e Ilha de Skye
Fomos de trem para Inverness para conhecer as Terras Altas (Highlands). Além da LNER, a Scottish Rail também opera esta linha, com preços mais acessíveis e menos conforto. A cidade histórica, muito citada na série Outlander, é um charme e você faz tudo a pé. 

Margens do rio Ness, com flores e muita calma

Ficamos no Ness Walk, um hotel pequeno e muito aconchegante com vista para o rio Ness, com uma equipe impecável. O rio é lindo e você anda por suas margens para chegar até a cidade. Inverness, descobrimos depois, significa a boca do Ness. Jantamos no River House, um restaurante de peixes de inspiração italiana. Tudo muito bem preparado, mas a truta salmonada foi o ponto alto do jantar.

Paisagens deslumbrantes e sensação de estar em um lugar puro e mágico

Fizemos nosso day tour para a ilha de Skye com a Rabbie’s e nosso guia, Matthew, não poderia ser mais simpático. Ele explicava até as músicas que colocava. Fomos a pé do hotel para a estação de ônibus (20 minutos de caminhada) onde encontramos a van e o grupo (16 pessoas no total). O passeio durou das 8h da manhã às 8h da noite.

Vista de Portree, capital da ilha de Skye

Passamos pela cidadezinha de Portree, capital da ilha de Skye, onde comemos um fish and chips. O tempo estava incrivelmente bom e, segundo nosso guia, foi uma sorte enorme para um local que está quase sempre coberto de névoa.

Vista do castelo Eilean Donan no fim da tarde

Visitamos o castelo Eilean Donan, passamos por muitos lagos, avistamos o mar do alto de uma montanha, conhecemos as cadeias de montanhas mais famosas da ilha e caminhamos por elas: Red Cuillin e Black Cuillan (cenário de muitos filmes, entre os quais Stardust, com a Michelle Pfiffer). E ainda tivemos a sorte de ver as vaquinhas peludas típicas da Escócia.

Lago Ness: quase 37 quilômetros de extensão e profundidade de mais de 200 metros

Nosso passeio terminou no imenso e impressionante Loch Ness, famoso pelo monstro e por outras histórias mágicas. Loch é a palavra em gaélico para lago. Já era fim de tarde e uma névoa aumentava a sensação de magia do lago.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *