O Piemonte é a região da uva Nebbiolo, que gera os espetaculares Barolo e Barbaresco. Além disso, é a região das famosas (e caríssimas) trufas brancas de Alba. E ainda tem as avelãs. Turim, sua capital, pode ser o ponto de partida para visitar a região, aproveitando tudo o que ela oferece.
Estive lá com meu marido em setembro de 2024, pouco antes da colheita das uvas, e foi uma experiência deliciosa. Ficamos em Barolo, lugarejo minúsculo com pouco mais de 500 habitantes, hospedados no hotel da Brezza, vinícola tradicional produtora de Barolo, além de Dolcetto d’Alba, Barbera d’Alba e Nebbiolo d’Alba.
Hotel da Brezza, em Barolo, ponto de partida para os passeios na região
O turismo parece ser mais de europeus, que buscam as tranquilas estradinhas para pedalar ou para fazer trekking. Passamos (de carro) por vários lugarejos, como La Morra, Castiglione Falletto, Serralunga d’Alba, todos muito próximos um do outro, com passagens idílicas, lugares charmosos para tomar um café, um vinho ou fazer uma refeição. No percurso, vinhedos por toda parte.
La Cantinetta, cozinha autêntica para acompanhar os belos vinhos da região
Um dos pontos altos em termos de refeição foi a que tivemos no La Cantinetta, em Barolo, restaurante familiar que oferece uma cozinha autêntica, super bem executada. As massas frescas são feitas na casa e os pratos são divinos.
La Ciau del Tornavento, carta de vinhos espetacular e cozinha moderna
Em Barbaresco, jantamos no La Ciau Del Tornavento, restaurante “fine dining” localizado em Treiso, Langhe, que tem uma carta de vinhos espetacular. Segundo o site, a adega abriga mais de 60 mil garrafas de 450 produtores. A cozinha é moderna e o serviço, impecável. Talvez seja interessante almoçar lá, uma vez que o lugar tem uma vista muito linda, como pode ser conferido na foto acima que eu peguei emprestado do site do restaurante.
Para quem procura um lugar tranquilo (a não ser na época das trufas), com boa comida, vinhos excelentes e paisagens lindas e relaxantes, o Piemonte é perfeito.
Deixe um comentário