Há alguns anos acompanho (literalmente) o trabalho do Rogerio. Já fizemos várias matérias juntos na Gourmet life, Hola, Robb Report e agora na Talk. O que me encanta nas suas fotos é a sensibilidade, a suavidade da imagem, o bom gosto e o domínio que ele tem da luz, além da sua capacidade de improvisar, no bom sentido, cavando a foto em qualquer situação. Este ensaio ilustra um pouco da sua arte.
Quando abriram o Miya (Voltan é um dos sócios) e estavam em busca de algo para decorar as paredes, surgiu a ideia dessas fotos, que foram feitas da forma mais natural possível, sem photoshop, usando como fundo panelas e formas. Os peixes e frutos do mar tinham acabado de chegar, e numa tarde a dupla deu conta do recado. Para obter o efeito da espinha de sardinha encaixada no garfo, Flávio sugeriu fritar para que ficasse mais firme. E deu muito certo, com um efeito incrível. O polvo, que parece estar mesmo na água, foi colocado em uma forma de tefal e Flávio mexia a forma para “provocar” o movimento, enquanto Rogerio clicava.
Além de fotografar para várias revistas nacionais e internacionais, Rogerio Voltan tem livros publicados no Brasil e em Nova York, entre os quais Carnes, por Ana Maria Braga (Friboi) e dois livros de François Payard – Bite Size e Chocolate Epiphany. Rogerio Voltan cedeu gentilmente estas fotos para o La Bonne Table.
Ensaios • 6 de agosto de 2015
Deixe um comentário