Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 25 de agosto de 2020

Receitas com Lula

Entre os frutos do mar, a lula é a mais acessível em termos de preço. Saborosa e fácil de fazer, rende pratos divinos

Inteira ou em anéis, a lula vai muito além da versão à dorê, que a gente come na praia. Uso lulas em anéis no preparo de espaguete com molho de tomate ou na versão à provençal (azeite, alho e salsinha), quando podem ser combinadas com uma massa ou com arroz branco. Você pode, também, prepará-las na versão fria, em saladas, combinando com folhas delicadas ou minibrotos e cebola roxa, por exemplo. As lulas inteiras são perfeitas para rechear e você pode fazer diferentes combinações. 

Sempre que for comprar, peça sem a pele e já limpas (é importante eliminar a “pena”, transparente e rígida) e aproveite os tentáculos, que dão beleza ao prato. Na hora de cozinhar, é preciso atenção. Ou você cozinha muito pouco (de 2 a 3 minutos) ou durante muito tempo (nunca escolho esta opção) para que não fiquem borrachudas.

As receitas que você confere aqui já foram dadas separadamente, mas é sempre bom ter algumas delas reunidas em um só post. Espero que gostem!

Lulas Recheadas com Arroz Negro

Ingredientes

  • 5 lulas grandes limpas (separe os tentáculos)
  • 100 g de arroz negro
  • 3 tomates maduros e firmes
  • 1/2 talo de salsão
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 pimenta-dedo-de-moça
  • azeite de oliva
  • coentro picado (ou salsinha, se preferir)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro temperado com sal e pimenta-do-reino
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Cozinhe o arroz em água com um pouco de sal durante 50 minutos ou até ficar al dente. Escorra em uma peneira e reserve.
2. Tempere as lulas por dentro e por fora com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Tempere também os camarões e os tentáculos picados e deixe tomar gosto.
3. Enquanto isso, elimine a pele e as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos. Pique o salsão em cubinhos e a cebola também. Pique o alho em lâminas e os tentáculos da lula em pedaços pequenos (deixe um ou dois tentáculos inteiros para decorar o prato). Abra a pimenta-dedo-de-moça ao meio e elimine as sementes. Depois, corte-a em pedacinhos bem pequenos.
4. Prepare o recheio em uma frigideira antiaderente. Coloque um pouco de azeite, deixe aquecer e refogue a cebola e o alho. Em seguida, junte o salsão e os tentáculos da lula e misture. Espere dois minutos e junte os tomates. Por último, coloque os camarões e deixe refogar rapidamente. Acrescente o arroz escorrido, misture bem e adicione a pimenta-dedo-de-moça e o coentro. Acerte o sal e a pimenta, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco. Em seguida, recheie as lulas com este refogado e prenda-as com palitos de madeira.

5. Em uma wok anti-aderente de fundo grosso (ou frigideira grande com tampa), coloque um pouco de azeite e refogue as lulas de todos os lados, virando-as com uma pinça grande (cerca de 3 minutos). Junte o molho de tomate e deixe por mais 3-4 minutos. Pouco antes de desligar o fogo, adicione os tentáculos reservados. Sirva em seguida, com arroz branco.

Outra opção de recheio é com camarões e shimeji, receita que você pode conferir no post: Lulas recheadas.

Sugestão de vinho: Chardonnay ou Encruzado (Dão)

Espaguete com Lula e Molho de Tomate Fresco
Rende de 2 a 3 porções

Ingredientes

  • 250 g de espaguete
  • azeite de oliva
  • 500 g de lulas em anéis
  • molho de tomate fresco (cerca de 1 e 1/2 xícara)
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • folhas de manjericão

1. Lave as lulas e deixe escorrer numa peneira. Depois de um tempo, tempere-as com sal e pimenta-do-reino. Reserve.
2. Em uma panela, coloque bastante água para ferver, com 1 colher de sopa de sal. Assim que levantar fervura, coloque o espaguete para cozinhar (a ideia é que fique pronto junto com o molho, ou seja, de 8 a 10 minutos).
3. Numa frigideira grande, coloque o molho de tomate fresco e tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver ligeiramente, em fogo baixo (cuidado para não secar). Aumente o fogo, junte as lulas e deixe por 2 a 3 minutos. Acerte o sal.
4. Acrescente o espaguete escorrido, misture, desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão. Sirva em seguida.

Sugestão de vinho: um branco da Bairrada, que tem estrutura e frescor.

Para conferir o Arroz com lulas, veja o post Receitas de Frigideira.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *