Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 27 de julho de 2016

Vinho e comida

Os wine dinners são ótimos para você testar as melhores combinações entre um vinho e um prato, como neste do Terraço Itália

Processed with MOLDIV

Participei desse wine dinner com vinhos da vinícola argentina Terrazas de los Andes e cardápio do chef italiano Pasquale Mancini, no Terraço Itália, com aquela vista maravilhosa da cidade de São Paulo. Vou relatar minha experiência, e quem quiser pode repetir em casa!

  • O Terrazas Reserva Torrontés 2015 abriu o evento como um “welcome drink”. Não gosto muito dessa uva argentina, extremamente aromática, mas esse vinho é bem mais contido que a maioria, é fresco e não é cansativo. É indicado para comidas agridoces, como alguns pratos da cozinha asiática.
  • A entrada foi um Salmão marinado com ervas finas, acompanhado do Terrazas Reserva Chardonnay 2014, um vinho mais “gordinho”, que foi bem com o prato.
  • O Ravióli de queijo taleggio e manteiga de trufas (bem dosada pelo chef, ainda bem…) foi acompanhado pelo Terrazas Reserva Cabernet Sauvignon 2013, mas achei que o prato ficou melhor com o Chardonnay. Aí está a parte interessante desses eventos: você pode pode testar e encontrar a sua combinação favorita.
  • O ponto alto do jantar foi o Carré de cordeiro com risoto de funghi, servido com o Terrazas Single Vineyard Las Compuertas Malbec 2011. Prato e vinho (aliás bem gostoso e elegante) saíram valorizados com essa combinação.
  • A sobremesa foi um Merengue ao chocolate branco com mascarpone e calda de morango, acompanhada do Terrazas Single Vineyard El Yaima Petit Manseng Cocecha Tardía 2012. Achei o vinho delicado demais para a doçura da sobremesa; talvez uma torta de maçã não muito doce valorizasse mais a bebida.

O Terraço Itália realiza vários wine dinners no decorrer do ano, muitas vezes com a presença de produtores e enólogos. No caso desse evento, estava presente o enólogo François Hautekeur, da Terrazas de los Andes, que falou sobre os diferentes vinhos à medida em que eram servidos.

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!