Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 30 de março de 2016

Vinho de autor

Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2013 edição limitada e o tradicional: mesma uva, mesma safra e vinhos bem diferentes

MarquesCasaConcha

O enólogo chileno Marcelo Papa esteve no Brasil para uma degustação muito interessante: o Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon da mesma safra, 2013, em dois estilos. À frente da marca desde 1998, Marcelo tem acompanhado a tendência do Chile de produzir vinhos mais elegantes, com menos fruta madura e madeira mais equilibrada, como muitos enólogos e produtores têm feito nesse país nos últimos anos. Assim, decidiu criar uma edição limitada do Marques de Casa Concha.
A Cabernet Sauvignon usada para a produção desses dois vinhos é cultivada nos vinhedos mais altos do Vale do Maipo. O que Marcelo faz é um Cabernet clássico, tradicional da vinícola, e outro de estilo mais moderno, com colheita feita três semanas antes e uso de foudres (barricas de 5 mil litros) em vez de barricas tradicionais. O resultado é um vinho mais moderno, mais fresco e bastante saboroso. “Se fosse de uma safra mais antiga, a diferença seria ainda maior. Desde 2010 comecei a mudar levemente o estilo do clássico”, resumiu Marcelo, para quem o gosto do consumidor deve ser respeitado. “Uma pessoa que está acostumada com o estilo do Marques, não pode encontrar outra coisa. Por isso eu faço a edição limitada”, concluiu.

Winemaker Marcelo Papa in Concha y Toro's Casilliero del Diablo wine cellar in Pirque, Chile, near Santiago

Marcelo Papa é também enólogo da Casillero del Diablo e da Maycas de Limarí, marcas da Concha y Toro

O Marques de Casa Concha é um dos ícones da Viña Concha y Toro e foi criado em 1976, com o lançamento da safra 1972 da variedade Cabernet Sauvignon. A partir de então, passaram a cultivar uvas em diferentes partes do Chile, sempre buscando o melhor local para cada variedade. Além dessa linha, Marcelo Papa é enólogo da Casillero del Diablo e da Maycas del Limarí, que também pertencem ao grupo.

O Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2013 custa em torno de R$ 120 e a edição limitada deve chegar em meados de junho, com preço de 20 a 30% mais caro. Foram produzidas 6 mil garrafas no total e devem chegar aqui cerca de 600 delas.

Se você acha bacana receber dicas assim, siga Mesa Completa no blog, no facebook e no instagram

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!