Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

NovidadesVinhos e etc • 26 de outubro de 2016

Vinho alentejano

O rótulo da edição que celebra os 25 anos da primeira safra do Esporão Monte Velho traz uma bela tradição do Alentejo

A primeira safra do Monte Velho foi lançada em 1990, com a ideia de produzir um vinho acessível, com uvas locais (o tinto inclui a Syrah), que refletisse o estilo alentejano. A safra 2015, que marca os 25 anos desse lançamento, tem rótulo inspirado nas mantas de Monsaraz, uma tradição secular do Alentejo. A garrafa ficou bem elegante e convidativa.

Monte Velho é um dos vinhos de entrada da Herdade do Esporão, uma das vinícolas mais antigas de Portugal e bastante conhecida no Brasil, pela variedade de vinhos e azeites muito bons. Conheço o branco e o tinto dessa linha, mas provei apenas o tinto da safra 2015 (R$ 74). Aromático, frutado e fácil de beber, é um vinho gostoso para acompanhar embutidos e outros pratos à base de carne bovina e suína.

Para quem quer conhecer este vinho, importado pela Qualimpor, a dica é aproveitar o Festival Gastronômico Monte Velho, que o Esporão promove pela primeira vez o Brasil, de 26 a 30 de outubro (esse evento acontece simultaneamente em diversos restaurantes de Portugal, Espanha e Bulgária). Ao escolher um prato típico português do Menu Monte Velho, acompanhado de uma garrafa desse vinho (750 ml, safra 2015 Edição Manta Alentejana, branco ou tinto), o cliente levará para casa outra garrafa. Veja abaixo os restaurantes participantes:

São Paulo: Restaurantes Adega Santiago,Taberna 474, Bar Espírito Santo e Pateo Sabor Paulista
Rio de Janeiro: Gruta de Santo Antônio (Niterói) e Rancho Português
Santa Catarina: Restaurante Marisqueira Sintra (Florianópolis)

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!