Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasVinhos e etc • 8 de novembro de 2016

Vinho à francesa

No Jardim dos Vinhos Vivos é possível provar vinhos exclusivos selecionados por uma brasileira e um francês

No último sábado, tive uma experiência muito gostosa no Jardim dos Vinhos Vivos, um cantinho charmoso na Vila Madalena conduzido pelo casal Analu Torres e Xavier Meney. O programa era uma mariscada, que serviria de base para provar vinhos diferentes. Chegamos por volta das 13 horas e Analu já estava ajeitando tudo para preparar os mexilhões. Enquanto isso, ela nos serviu castanha de baru, pistache e choclo (milho seco crocante), além de Gourgères, uma espécie de pão de queijo francês delicioso que ela tinha feito em casa. Seu marido, Xavier, chegou um pouco depois com a filha deles, que ficou por lá brincando, enquanto começavam a chegar outras pessoas. Os dois fazem tudo sozinhos nesse espaço“kids friendly”que comporta mais ou menos 12 pessoas. Generosos, eles têm o maior prazer em mostrar vinhos exclusivos, com pouquíssimas garrafas, como o Lumina, da Vinha Unna, vinho laranja natural produzido por Marina Santos, em Pinto Bandeira, RS (Analu e Xavier acabaram de fazer uma viagem pelo Sul do Brasil, visitando pequenos produtores). Chegam os mexilhões, que acompanhamos com o La Bohème do Domaine de la Sénéchalière (Marc Pesnot), um Muscadet fresco e delicioso, importado pela Garrafa Livre. Tudo delicioso!

“Este lugar é uma extensão da nossa casa e a ideia é que as pessoas provem vinhos, num espaço de convivência”

No Jardim dos Vinhos Vivos acontecem vários tipos de eventos. Durante a semana, das 13h às 19h, o local está aberto para servir vinhos (é preciso comprar sempre a garrafa, vendida a preço de importador). Se você quiser comer algo, é possível pedir no vegetariano Banana Verde ou no Che Bárbaro, de carnes, restaurantes que ficam ao lado. Ou você pode levar um queijo (A Queijaria e o Mestre Queijeiro ficam próximos) e escolher um vinho. Nos fins de semana, dependendo das condições climáticas, pode rolar um almoço ou um piquenique (você pode formar um grupo de amigos e cada um levar um prato), mas o foco é sempre o vinho. O valor por pessoa para a comida preparada por eles não ultrapassa R$ 40.

Os vinhos servidos são em sua maioria orgânicos e biodinâmicos, de pequenos produtores, e tem algumas coisas raras do Brasil. A ideia é que as pessoas conheçam e bebam vinhos, num espaço de convivência. “Na França é muito comum a gente sair para tomar vinho, diferente do Brasil, onde as pessoas saem para comer e eventualmente tomam vinho”, comentou Xavier.

À noite acontecem degustações como a Tour de France des Vins – quando é abordada uma região da França de forma mais profunda e são servidos seis vinhos –, além de jantares temáticos para grupos de até oito pessoas. Uma vez por mês eles fazem o La Bonne Franquette, que significa cozinha simples, em francês. E tem ainda o curso de francês, voltado para quem trabalha com vinhos. Um lugar que recomendo muito!

Jardim dos Vinhos Vivos
Rua Harmonia, 239
Vila Madalena, São Paulo
(11) 99133-4000


0 Comentários

Deixe o seu comentário!