Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 19 de julho de 2018

Vá de quinoa!

Saudável, saborosa e de simples preparo, a quinoa é ótima para acompanhar peixe, frango ou legumes. Experimente!

Quinoa

Eu me lembro quando começaram a aparecer os primeiros pacotinhos de quinoa no Brasil, importados dos países andinos. Os tais grãozinhos milagrosos caíram nas graças das pessoas que gostam de produtos saudáveis. Hoje, são encontrados por toda parte e em várias versões: branca, vermelha, preta… Eu gosto de combinar as diferentes cores, porque dá um efeito bonito no prato.

Já dei uma receita com quinoa aqui em e-Book de Natal, fácil e bem gostosa. Cozida e temperada com sal e azeite de oliva, a quinoa pode acompanhar pratos como o namorado no forno com legumes, peixe maravilhoso que abre este post. É uma boa alternativa para substituir o arroz.

Para preparar, basta colocar em uma panela uma xícara de chá de quinoa e duas xícaras de chá de água quente, sal marinho a gosto e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até evaporar toda a água. Depois de cozida, você pode temperar com um fio de um bom azeite e juntar ervas frescas.

Outra sugestão é saltear alguns legumes de sua preferência no azeite de oliva, de modo que fiquem crocantes, temperar com sal e pimenta-do-reino e misturar com a quinoa cozida. Pode ser uma boa opção para um jantar vegetariano.

Se você quer saber como eu preparei este Peixe com legumes, também é simples:

• Gosto de comprar o filé de peixe com a pele. Tempero somente com sal e pimenta-do-reino, coloco numa assadeira (com a pele virada para baixo) e junto legumes, como abobrinha e cenoura, cortados em palitos. No caso da abobrinha, sem as sementes.

• Completo com cebola roxa cortada em gomos e raminhos de dill (endro). Rego com azeite de oliva, coloco um pouco de sal marinho sobre os legumes e levo ao forno, com a forma coberta com papel-alumínio. Depois, retiro o papel-alumínio e deixo uns 5 minutos (ou menos) no grill, para dar uma douradinha de leve.

Sugestões de vinho: Bordeaux branco, Côte do Rhône branco, Encruzado

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!