Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaRestaurantes • 24 de outubro de 2017

Um francês em Maceió

Este delicioso peixe à Belle Meuniére é uma das preparações clássicas do Patrick’s Wine Bar & Bistrot, que completou um ano

No último dia 19, tive o prazer de participar da festa de comemoração de um ano do Patrick’s Wine Bar & Bistrot, na capital alagoana. A ocasião foi ainda mais especial porque conheço Patrick de Neufville Penicaut, o dono da casa, há mais de 15 anos e fiquei muito feliz em ver meu amigo fazendo o que gosta. Francês nascido em Nice, ele chegou em Maceió nos anos 1980, com os pais, Wanda e Yves, que deixaram a França para dirigir o hotel Jatiúca. Patrick chegou a ficar um tempo em Maceió, mas decidiu se estabelecer em São Paulo, onde trabalhou em várias importadoras, deu aulas e prestou consultoria. Na minha época de editora da revista Menu, ele teve uma coluna de vinhos durante bons anos, quando o assunto estava começando a ser falado por aqui.

Nesse seu retorno a Maceió, com a esposa e a filha, Patrick inaugurou esse espaço super charmoso destinado à cultura do vinho, uma combinação de loja e restaurante, onde ele também dá aulas. E como um bom sommelier, indica as melhores combinações de vinho para acompanhar os pratos  deliciosos preparados pelo chef francês Christian Haug.

Provamos alguns deles (meu marido e eu) e adorei o peixe que abre este post, fresco e grelhado no ponto certo. A terrine de aves ao vinho do Porto também estava muito bem preparada, assim como o crepe crêpe Suzette (massa fininha que leva uma calda de laranja, servida com sorvete de creme). A casa tem um diferencial interessante: os pratos principais são servidos com dois acompanhamentos, à escolha do cliente, como legumes crocantes, creme de mandioquinha e batata dauphinoise  (gratinada), tudo muito bom.

Nesta sua nova fase de Maceió, Patrick descobriu outro talento, o de pintor. No dia da festa, ele organizou uma exposição com seus quadros. A renda será destinada ao Centro Educacional Miosótis, escola que fica na periferia da cidade e atende crianças e adolescentes de baixa renda. A exposição foi uma forma de celebrar os 25 anos dessa instituição, onde a família de Patrick, além de ser fundadora, exerce um trabalho importante até hoje.

Patrick’s Wine Bar & Bistrot
Rua Dr. Odilon Vasconcelos, 517

Maceió, Alagoas
(82) 3028-9916
Aberto a partir de quarta-feira para o jantar, com almoço executivo às sextas-feiras

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!