Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 28 de outubro de 2015

Três chefs e uma história

Vive la cuisine! conta a trajetória dos chefs franceses Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bassoleil

Vive la cuinsine!

Enfrentei bravamente a fila de quase duas horas para receber os autógrafos desses chefs franceses de alma brasileira. Queridos e admirados não apenas pelos profissionais da área, eles tiveram um papel fundamental no cenário gastronômico brasileiro ao combinar as técnicas da tradicional escola francesa com ingredientes locais. Vive La Cuisine! – Os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil dedica uma parte a cada um deles, com fotos de arquivos pessoais dos três e muitas histórias, além de receitas (pena que as fotos não façam jus à criatividade dos chefs).
Claude Troisgros, o francês de “coração carioca”, nasceu em Roanne e foi o primeiro a chegar ao Brasil, em 1979. “Eu aprendi com a minha família que o simples é o mais difícil. Levo isso para a minha vida”, declara no livro o carismático chef.

ClaudeTroigros

Laurent Suaudeau, do Vale do Loire, chegou também em 1979, alguns meses depois, e embora tenha trabalhado no Rio, optou por viver em São Paulo. Grande cozinheiro, decidiu passar para outros chefs seus ensinamentos e comanda sua própria escola. “Eu sempre tive essa vontade de ensinar, muito mais que vivenciar o dia a dia com o cliente”, resume.

LaurentSuaudeau

O último a desembarcar no país foi Emmanuel Bassoleil, em 1987. Nascido em Dijon, instalou-se em São Paulo e trouxe na bagagem as tradições da Borgonha, que até hoje marcam seu estilo de cozinha, sempre combinadas com ingredientes brasileiros. Apesar de ter sofrido no início com a falta de alguns produtos, ele celebra: “Hoje me sinto mais seguro, pois meus fornecedores sabem exatamente do que eu preciso e em que padrão”.

EmmanuelBassoleil

Vive La Cuisine! – Os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil
Boccato Books
R$ 119,00

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!