Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Restaurantes • 12 de agosto de 2015

Carta premiada

A carta de vinhos do Taste-Vin, de Belo Horizonte, é eleita pela segunda vez a melhor da América Latina

Na edição de 2015 da The World of Fine Wine – conceituada publicação inglesa –, a carta do Taste-Vin, selecionada com capricho pelo sócio, chef e sommelier Rodrigo Fonseca, foi eleita a melhor da América do Sul, repetindo o feito de 2014. Entre os prêmios deste ano, a carta recebeu ainda o de melhor seleção de vinhos de sobremesa e fortificados e melhor seleção de champanhe e de espumantes da América do Sul. São cerca de 800 rótulos, de 11 países, com predominância de vinhos franceses tanto de regiões mais conhecidas como Bordeaux, Borgonha e Rhône, quanto rótulos da Alsácia, Córsega, Jura, Languedoc-Roussillon e Sudoeste, incluindo safras muito antigas e raridades. Para compor a carta, Rodrigo Fonseca busca selecionar “produtos com sentido de origem”, além de considerar os preços, que têm de ser competitivos entre seus pares. “É impressionante como vinhos de custo mais baixo podem ser ‘reveladores’ de suas origens”, declara.
São muitas degustações e viagens para chegar a esse resultado em uma carta que foge do lugar comum. “Temos uma ‘coleção’ de vinhos importados diretamente para nós, principalmente de franceses de diversas regiões, de preços muito competitivos, muito bem elaborados. Temos vinhos excelentes de regiões menos conhecidas que são um prazer à parte para aqueles que se aventuram um pouco, pois surpreender é sempre uma maneira de ser marcante”, comenta.
Além da França, vinhos de países como Itália, Portugal e Espanha dividem lugar na adega climatizada com rótulos da Nova Zelândia, do Uruguai, do Chile e da Argentina, que podem ser também adquiridos na loja de vinhos, logo na entrada do restaurante.

“Os grandes vinhos são sempre agradáveis de beber, mas tenho cada vez mais prazer em tomar vinhos simples, bem feitos e típicos. Por exemplo, um simples Muscadet é hoje tão melhor do que foi décadas atrás. Muscadet bom com uma salada de folhas verdes bem crocantes, regadas com azeite de primeira linha, e acompanhada de pão fresco e um queijo Minas curado pode se tornar um banquete!” – Rodrigo Fonseca

Localizado no bairro de Lourdes, onde se concentram bares e restaurantes agitados da cidade, o Taste-Vin abre somente para o jantar, com exceção de domingo. É um caso de sucesso há 27 anos, com filas de espera praticamente todos os dias; em datas especiais, as reservas precisam ser feitas com meses de antecedência. O ambiente é agradável, o serviço atencioso e a cozinha muito bem executada. Entre as preparações mais famosas estão os suflês, mas alguns pratos como a galinha d’angola em seu próprio molho e as trouxinhas de rabada envoltas na taioba são imperdíveis.
Taste-Vin
Rua Curitiba, 2105 – Lourdes
Belo Horizonte, MG
(31) 3292-5423/2555-3585


0 Comentários

Deixe o seu comentário!