Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Viagens • 17 de fevereiro de 2016

Surpresas do Chile

Esse país proporciona experiências incríveis, como ficar nos hotéis “The Singular” na Patagônia e em Santiago – Cláudia Petry

A Patagônia chilena sempre esteve na minha “wish list”. Finalmente, conheci esse lugar incrível por meio da TL Portfolio, empresa de representação de hotéis de luxo aqui no Brasil. A chegada ao paraíso, sabemos que leva tempo! Pois foi o que aconteceu… voo até Santiago, outro voo até Punta Arenas e mais 2 horas e meia de carro até Puerto Natales. A impressão é que estamos chegando realmente ao fim do mundo: estradas vazias, paisagens incríveis e um silêncio que paira naquela terra tão distante.
Fiquei hospedada no que um dia foi o frigorífico Bories, construído no início do século XX e hoje transformado em um hotel único, The Singular, recentemente nomeado Melhor Hotel no Chile e um dos melhores de América do Sul na premiação Traveller’s Choice do Trip Advisor’s. O hotel oferece 54 quartos e três suítes, um spa de classe mundial, dois restaurantes e mais de 20 diferentes excursões – incluindo passeios para o Parque Nacional Torres del Paine.

A primeira impressão é de que estamos chegando a um galpão, sem nenhum atrativo, mas quando saltamos do carro, as coisas começam a mudar

Tudo é simples, porém estiloso e cada peça é extremamente bem encaixada na decoração. O ponto alto é usar o funicular original, que leva à recepção principal. Uma viagem no tempo, e parecemos crianças entrando naquele meio de transporte. Logo na chegada, fizemos o tour histórico pelo hotel, que também é um museu, e nessa hora todos se apaixonam pela história do lugar, tão cheio de vida com seus maquinários originais, fornos, caldeiras, trem a vapor, peças que nos fazem lembrar como deve ter sido chegar a um local inóspito e construir uma nova civilização. A transformação do Singular de frigorífico para hotel foi feita recentemente pela família dos pioneiros dessa terra distante. O trabalho de arquitetura e preservação é algo fantástico, pois conseguiram manter objetos da época da colonização e adequar o lay-out, preservando as antigas características do frigorífico original.
Daí por diante, tivemos surpresas diárias e diversas: quarto com vista infinita, “amenities” deliciosos, mimos e comidinhas para cada passeio, pisco sours saborosos, refeições de deixar qualquer um com quilos a mais, sem falar nos passeios que nos brindavam a cada dia: piquenique no meio do parque Torres del Paine, chazinho e delícias após uma exaustiva caminhada ao pico da montanha para ver os ninhos do condor,  ou no barco, após uma boa caminhada para ver glaciares. Sem falar no autêntico cordeiro da Patagônia e nas empanadas, que fecharam nossa estada com chave de ouro no restaurante El Asador, comandado pelo chef Laurent Pasqualetto.

Rumo a Santiago, tivemos o prazer de nos hospedar no The Singular Lastarria, hotel que combina o estilo dos edifícios do início do século XX, com a arquitetura do neoclássico francês. Esse hotel butique te abraça logo na chegada: o lobby é todo decorado com artes e peças bacanérrimas e você tem a sensação de que entrou na casa de algum colecionador. Dá para ficar horas notando os detalhes, pois tudo é lindo e temos vontade de ter um cantinho igual em casa.

O The Singular Lastarria fica em um dos bairros do momento, de mesmo nome, reduto de artistas, galerias e novos restaurantes 

Os quartos são aconchegantes e bem espaçosos, com café da manhã a la carte e um super atendimento. Os restaurantes do térreo são pequenos, mas o ponto alto da culinária faz esquecer a mesa ao lado. Outro destaque é o bar do roof top, que virou hotspot da cidade: gente bonita, descolada e o drinque mais celebrado: Aperol Singular Spritz. Tudo simplesmente perfeito, como deve ser: o luxo dos serviços, mas sem a esnobação da ostentação. Isto sim é arte!

Claudia Petry é diretora da Vip’s Turismo e Câmbio


4 Comentários

  1. O Chile é um encanto que ainda quero voltar a rever e depois desta leitura, já sei onde vou querer me hospedar…Vip’s me aguarde!

  2. Alessandro Nagano disse:

    Excelente matéria Claudia.
    Recomendarei a Vip’s Turismo e Câmbio aos meus amigos e parentes para as próximas viagens.

  3. Obrigada Alessandro! Continue acompanhando o Mesa Completa para receber dicas como esta

Deixe o seu comentário!