Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 23 de maio de 2016

Salada e Vinho

Duas receitas de saladas para aqueles que não contam calorias: Alface, Pera e Roquefort e Cole Slaw. Com sugestões de vinhos!

saladaalfaceperaeroquefort

Começa a cair um pouco a temperatura e a tendência é diminuir o consumo de salada (e de vinho branco!), quando na verdade esta é a melhor época para encontrar folhas mais crocantes e fresquinhas. Para deixá-las mais interessantes, é só incrementar nas combinações de ingredientes, adicionando queijos, frutas e variando os tipos de folhas e legumes. A seguir, duas das minhas saladas favoritas.

Salada de Alface com Pera e Roquefort
Para os fãs de combinações agridoces, essa salada é perfeita!

Ingredientes
alface, suco de laranja, gengibre, azeite de oliva, queijo roquefort, nozes (opcional), pera, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

1. Escolha folhas fresquinhas e crocantes de alface, lave-as e seque. Rasgue as folhas com as mãos e coloque numa saladeira. Numa panela pequena, coloque suco de laranja e gengibre bem picadinho a gosto e faça uma redução (deixe ferver até diminuir o volume). Deixe esfriar e misture com um pouco de azeite de oliva extravirgem.
2. Junte na saladeira, um pedaço de queijo roquefort picado, algumas nozes picadas, pera cortada em gomos finos e tempere com o molho de laranja com gengibre, sal e pimenta-do-reino a gosto. Sirva com pão tostado.

Sugestão de vinho: Gewurztraminer Vendanges Tardives, da Alsácia

Coleslaw
De origem europeia, essa salada varia muito na combinação de ingredientes, dependendo do país, mas o repolho (verde, branco e roxo) é comum a todas as receitas

Ingredientes
repolho verde e roxo, cenoura, erva-doce, maionese, mostarda, um bom vinagre de vinho branco, sal e pimenta-do-reino a gosto

1. Lave o repolho, elimine a parte mais dura, e corte-o em tiras bem fininhas. Deixe-o em água bem gelada, durante uma hora e depois escorra bem. Raspe a cenoura e rale na parte mais grossa do ralador. Lave a erva-doce e corte-a em tiras bem finas.
2. Em uma tigela pequena, misture a maionese, a mostarda e o vinagre (uma quantidade maior de maionese, um pouco de mostarda e uma borrifada de vinagre, de modo equilibrado).
3. Coloque os ingredientes da salada em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e a mistura de maionese, mostarda e vinagre. Deixe tomar gosto por uma hora antes de servir.

Sugestão de vinho: Riesling alemão ou Sauvignon Blanc


0 Comentários

Deixe o seu comentário!