Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 20 de dezembro de 2016

Sabores de Natal

O Natal tem cor e sabor? Tem muito mais... tem cheiro e tem amor! Um desses cheiros é o do panetone – Chef Carlos Ribeiro

panetone

Quando se aproxima o Natal, logo o aroma de panetone se espalha por todas as lojas, mercadinhos, e aí começa nossa contagem regressiva para essa data. Que maravilha! Passa um monte de filminho na minha cabeça, que vai até a último Natal, quando descobri que Papai Noel não existia! Mas ele  existe, é só querer, é tão bom!

Na casa dos meus pais, a árvore era enorme, uma verdadeira festa para arrumar tudo, inclusive o presépio, que eu mais gostava de armar. E depois, ver o dos outros bem famosos por serem gigantescos! O que eu mais gostava, ficava em Serra Redonda, uma cidade linda e pequenininha no alto de uma serra, no interior da Paraíba. Era o famoso presépio das Irmãs Pinheiro, uma história de Natal contada por elas e a cada ano ele ficava maior. Linda memória tenho de Natal e desse presépio.

As cores, sim, as cores do Natal… muito vermelho, verde e dourado, cores que nos remetem a essa festa em que todos param para reverenciar o nascimento do menino Jesus. Momento de estar em torno de nossas famílias e das pessoas que amamos.

O tempo passa, as receitas vão sendo repetidas e outras sendo refeitas. Como diz meu pai, Itamar Melo Ribeiro: “Nada se cria, tudo se copia”. Como eu, nessa  receita. Copiei e juntei tudo que existia e alinhei sabores e cores com frutas vermelhas, que agora encontramos facilmente. Mas o Natal pode ter outras cores! Caso você queira, pode usar outras  frutas de sua região. Afinal, o que temos em abundância no Brasil são frutas: manga, caju, abacaxi, banana, açaí, cupuaçu, jabuticaba, cajá! Faça seu panetone com as cores e frutas de que você mais gosta e que tenha por perto. Vamos à receita de hoje? Um feliz Natal cheio de cores, aromas e sabores!

Dedico esta coluna às irmãs Pinheiro: Inês, Nevinha, Marluce, Terezinha, Cau e Dionée, e a toda família Pinheiro, pois temos no meio um homem Pinheiro, que é o Nabô. 

Panetone com Frutas Vermelhas

Ingredientes
Base

  • 1 panetone
  • 200 g de suspiros
  • ramos de hortelã fresca
  • 100 g de morangos frescos
  • 100 g de cerejas
  • 100 g de amoras
  • 100 g de blueberries

Creme inglês ou crème pâtissière

  • 1 fava de baunilha (ou 2 colheres de sopa essência de baunilha )
  • 500 ml de leite
  • 6 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 colher (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga

1. 
Base: corte os panetones em discos bem redondos e reserve. Corte o morango, delicadamente, em quatro partes e mantenha as outras frutas inteiras.
2. Creme crème pâtissière: abra a fava de baunilha, raspe-a internamente e junte os grãozinhos ao leite, já colocado numa panela de fundo espesso. Leve ao fogo baixo para aquecer bem. Enquanto isso, em uma batedeira bata as gemas e o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o amido de milho e misture bem. Dilua a mistura com o leite fervente, batendo sempre. Despeje tudo novamente na panela e leve ao fogo para ferver, batendo continuamente, até engrossar. Fora do fogo, unte a superfície com a manteiga, para evitar que se forme uma crosta depois de esfriar.
3. Montagem: num prato, coloque uma base do panetone, cubra com o creme patissière e distribua as frutas e os suspiros, fazendo o recheio. Cubra com a outra parte do panetone.
 
Se preferir, sirva com uma bola de sorvete de morango.

carlosribeiro

Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Chef Carlos Ribeiro

Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374

 


1 Comentário

  1. Letícia Blanco disse:

    Maravilhosos! Desejando….

Deixe o seu comentário!