Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 19 de abril de 2018

Risi e Bisi

Este prato veneziano é risoto ou sopa? Saiba mais sobre ele e aprenda a fazer esta delícia – Chef Carlos Ribeiro

risotodeervilhas

Gosto muito de risoto e desde que aprendi a fazer, tornou-se algo muito fácil e prazeroso. Tive muita sorte, pois aprendi com um grande mestre, o chef italiano Luciano Boseggia. Fui me aperfeiçoando e dou aulas de risotos há uns 15 anos, sempre com muito sucesso aqui no Na Cozinha.

Um belo dia, ganhei uma revista italiana que falava de um risoto com o qual me identifiquei muito, que era o Risi e Bisi, nome engraçado e lúdico. Sem contar que é delicioso por levar ervilhas e um ingrediente maravilhoso, que é o bacon. “Bacon é vida!”

Me interessei pela receita que vi nessa revista, mas também li sobre esse prato no Cucina Artusiana, escrito por Carla Maicá em um post de 15/11/2012, que conta um pouco da origem dessa maravilha e que reproduzo aqui:

Risi, bisi e fragole!” [arroz, ervilha e morango!] era o grito de guerra dos venezianos fazendo uma analogia às cores da bandeira quando, no século XIX, houve a invasão austríaca na Itália. Risi e bisi, é um prato tradicional da região do Vêneto, principalmente na cidade de Veneza.

Mas este prato é um tipo de risoto?! Ou uma sopa?! Alguns italianos defendem que o risoto é uma sopa que se come de garfo. Isto é, não pode ser muito seco e nem com muito caldo. É o caminho do meio. E esse caminho também deve ser aplicado ao risi e bisi, que digamos assim, é um primo do risoto.”

Uma super dica de prato fácil e delicioso para começar aquecer um pouco do seu outono. E quando o inverno chegar, você já vai estar bem treinado!

O nosso homenageado de hoje é o nosso querido chef Luciano Boseggia. Allora Bello!

Segue a receita que peguei da revista italiana.

Risi e Bisi

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola pequena picada
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 2 litros de caldo de legumes ou carne
  • 1 xícara de ervilhas frescas
  • 100 g de bacon picado (refogar o bacon levemente, até dourar)
  • azeite extravirgem a gosto
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • manteiga
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

1. Numa panela grande coloque o azeite, deixe aquecer um pouco e junte a cebola e o alho. Acrescente e o arroz, misture bem por uns 3 minutos em fogo alto, coloque sal e pimenta-do-reino e o vinho branco, mexendo sempre, até o vinho evaporar.
2. Em seguida, vá acrescentando o caldo aquecido aos poucos e continue a mexer. Um pouco antes de o arroz chegar no ponto, adicione as ervilhas e acerte o sal e a pimenta.
3. Para finalizar, acrescente um pouco de manteiga, o queijo parmesão e o bacon frito, misturando a cada adição. Sirva em seguida.

Foto do risoto: Solange Souza

carlosribeiro
Quem quiser fazer aulas comigo pode escrever para contato@nacozinharestaurante.com.br ou ligue (11) 3063-5374

 

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!