Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

GastronomiaMinha Cozinha • 15 de setembro de 2016

Receita da estação

Nem só de flores se faz a primavera! Há vários ingredientes que estão em plena época, como as ervilhas deste Frango ao Curry  

frangoaocurry

Este prato delicioso foi inspirado no livro Cooking for Healthy Living (Turner Publishing, 1996), de Jane Fonda, um trabalho que fiz há quase 20 anos, quando estava na Editora Três. Era a época de “colecionar fascículos” e a minha redação ficou encarregada de traduzir e transformar esse livro em fascículos, que circulavam semanalmente com as revistas da casa. Me lembrei dele, que foi meu primeiro trabalho editorial na área de gastronomia, quando comecei a assistir com minha filha a série “Grace and Frankie”, com Jane Fonda e Lily Tomlin. Carol, que está numa “vibe natureba”, ficou encantada com a linha saudável da atriz, que também tinha um programa de fitness (alguns devem se lembrar…).

A receita original é de uma salada morna de frango ao curry com arroz basmati e espinafre, como opção de almoço “numa fresca tarde de primavera”, e inclui além das ervilhas, couve-flor. Na minha receita, troquei o arroz por uma mistura chamada 3 Cereais da Riso Inverni e acrescentei um fiozinho de creme de leite (claro que a versão de Jane Fonda não tem!). Outra coisa diferente, é que na receita do livro o arroz é cozido junto com o frango (depois de refogar o frango, acrescenta caldo de frango caseiro e o arroz). Para mim, o prazer de preparar um prato é dar um toque que seja meu, ainda que a receita original seja de Jane Fonda. Espero que gostem!

Frango ao Curry com 3 Cereais e Ervilhas Frescas

Ingredientes

  •  500 g de peito de frango sem pele em cubos
  • azeite de oliva
  • 2 cebolas pequenas descascadas e picadas
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de 3 Cereais (arroz parbolizado, espelta e cevada, da Riso Inverni)
  • 2 colheres (chá) de curry em pó
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • creme de leite fresco

1. Em uma panela, coloque 1,5 litro de água para ferver. Assim que levantar fervura, junte os 3 Cereais e cozinhe por 20 minutos mais ou menos ou até ficar no ponto (cozido, mas firme). Escorra e reserve. Você pode substituir os 3 Cereais por arroz integral ou comum e cozinhar em um caldo caseiro de frango, se quiser acentuar o sabor.
2. Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe por alguns minutos.
3. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e deixe aquecer. Junte o frango e doure de todos os lados (cerca de 5 minutos). No meio desse processo, junte a cebola e o alho e misture bem. Acrescente o curry, o cominho e as ervilhas (se necessário, junte um pouco de água quente ou caldo de frango) e deixe cozinhar. Junte o creme de leite (uso bem pouquinho, apenas para dar um toque de cremosidade), misture com cuidado e reduza o fogo, deixando somente mais uns dois minutos. Acerte o tempero e desligue o fogo.
4. Misture o frango ao curry com os 3 Cereais e acompanhe com salada de espinafre de folhas bem novinhas.

Sugestões de vinho: um Rosé ou um Gewürztraminer


0 Comentários

Deixe o seu comentário!