Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

Colunistas • 21 de setembro de 2017

Receber em casa

Hoje vou falar de Chico Olivi, que serve em sua casa em Araraquara delícias como esta sobremesa – Chef Carlos Ribeiro

mussedechocolate

Cada vez mais as pessoas buscam o aconchego da comida feita em casa, da cozinha afetiva. Alguns requintes, como o ambiente, o jardim, a mesa, os copos, os pratos e a forma de montar cada parte, criam as várias atmosferas, que vão além da comida.

Vou falar hoje do jovem Chico Olivi, que há dois anos começou a servir comida, de forma bem familiar, nas dependências de sua casa em Araraquara, no interior de São Paulo, utilizando os conhecimentos adquiridos em sua formação em administração hoteleira na Faap, quando ele foi meu aluno, em 1999.

Toda essa preparação que ele fez como trajetória o levaria tranquilamente à abertura de um restaurante convencional, pela sua passagem em escolas renomadas como ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), em São Paulo, e Apicius – International School of Hospitality, na Itália, além de ter trabalhado em restaurantes em Milão, em 2008 e 2009. Mas o que ele tinha como desejo era unir seu conhecimento adquirido e mesclar com suas experiências: “Meu forte sempre foi poder misturar e combinar ingredientes, muito ao olhar das minhas experiências e de ser autodidata, buscando o uso de produtos locais. Isso me deixa muito realizado”.

Desta forma, estava mais que escrito que o Espaço Ulivi seria o próximo passo. Há dois anos, ele recebe seus comensais de quinta a sábado, somente com reservas no mínimo para seis pessoas e no máximo para 50, com menu fechado, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Vinhos, drinques e outras bebidas são cobrados à parte.

A receita de hoje é uma deliciosa sobremesa de nos deixar sonhando… ou faremos em nossas casas ou vamos até Araraquara!

Dedico a coluna de hoje aos apaixonados por azeite, ao Chico Olivi e a minha querida Rita Bassi.

Para quem quiser ler meus posts anteriores sobre este assunto, seguem os links: Jantar Secreto e Na Cozinha de Casa.

Mousse de Chocolate com Azeite de Oliva

Rendimento: 8 a 10 porções

Ingredientes

  • 640 g de chocolate 60% cacau (amargo)
  • 4 ovos grandes, separando as claras das gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1⁄2 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 dose de conhaque

1. Derreta o chocolate no micro-ondas, de 30 em 30 segundos até que derreter bem. Bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme esbranquiçado. Depois, acrescente o azeite, o conhaque, o chocolate derretido e mexa.
2. Bata as claras em ponto de neve, junte o restante do açúcar e bata mais até ficar firme.
3. Por fim, incorpore a clara em neve à mistura de chocolate e coloque em tacinhas individuais. Cubra com filme plástico uma por uma e leve para refrigerar por 24 horas antes de consumir. Decore a gosto na hora de servir.

Sugestão: caso queira dar um toque cítrico à mousse, utilize um azeite de oliva extravirgem aromatizado com limão siciliano ou laranja.

carlosribeiro
Na Cozinha Restaurante e Escola de Culinária
Rua Haddock Lobo, 955 – Jardins
Telefones: (11) 3063-5377 e 3063-5374


0 Comentários

Deixe o seu comentário!