Mesa Completa - Por Solange Souza

Menu

ExperiênciasGastronomia • 10 de abril de 2018

Queijos Vermont

A Pomerode, empresa catarinense famosa pelos queijos fundidos, tem agora uma linha de queijos de mofo branco e geleias para acompanhar

queijosvermont

A Pomerode foi adquirida em 2013 pelos irmãos Juliano e Bruno Mendes, criadores da cerveja Eisenbahn, marca que hoje pertence ao grupo Heineken. Conheci o Juliano na época em que fui editora da revista Menu e, em 2005, participei de uma degustação de queijos com as cervejas artesanais Eisenbahn, no FrangÓ. Foi uma experiência deliciosa provar aquelas cervejas todas com diferentes queijos. Aliás, muitos dizem que cerveja é mais fácil de combinar com queijo do que vinho. Eu gosto com cerveja, mas prefiro com vinho branco.

Há algum tempo, venho acompanhando a história dos irmãos Mendes nesta nova fase, na Pomerode. Depois de uma entrevista que fiz recentemente com o Juliano para o Clube Paladar, recebi os queijos e as geleias Vermont em casa. Adorei o visual das embalagens.

Os queijos artesanais são produzidos com leite de vaca (eles também fazem um camembert de ovelha) e fazem parte do grupo dos queijos de mofo branco. Para acompanhá-los eles desenvolveram uma linha de geleias e de mel.

Provei os queijos Brie, Camembert e Tomme Vaudoise com as geleias de pimenta, de abacaxi com pimenta e de figo. Para quem gosta do contraste do salgado com o doce, é a combinação ideal. Tudo muito gostoso, mas o Brie foi o meu favorito, assim como a geleia de pimenta (picante na medida).

Uma dica é deixar os queijos fora da geladeira por uma hora antes de servir para que fiquem com a textura mais cremosa

Os queijos Vermont podem ser encontrados nos seguintes locais em São Paulo: Casa Santa Luzia, Rede St. Marché, Galeria dos Pães, Mercantil Santa Paula, Barcelona Doces, Empório São Paulo, Empório Santa Maria e Eataly. No restante do Brasil, além de Santa Catarina, são encontrados no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Foto: Solange Souza

 


0 Comentários

Deixe o seu comentário!